8656917 | CONHECIMENTOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO PERÍODO DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES. | Autores: Thaina Ramos Freire|thaina.ramos.enf@gmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Maria Regina Araújo Reicherte Pimentel|prof.regininhauerj@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Luzia da Conceição de Araújo Marques|luzaraujo@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: CONHECIMENTOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO PERÍODO DA GRADUAÇÃO DE
ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES.
Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes sobre os conhecimentos e
habilidades referentes às competências gerais desenvolvidos no primeiro
período da graduação em enfermagem à luz das Diretrizes Curriculares para a
Enfermagem(DCN-Enf). Método: Pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa,
do tipo documental. Utilizou-se como fonte 38 trabalhos de estudantes a partir
de estudo dirigido sobre habilidades e atitudes desenvolvidas no primeiro
período à luz das DCN-Enf. A coleta de dados foi realizada em Fevereiro de
2019, com uso de instrumento específico. Aplicou-se estatística na análise.
Resultados: Das seis competências gerais, todas foram abordadas, sendo Atenção
à Saúde e Educação permanente as mais citadas com 94,73% e 47,36%
respectivamente. Cerca de 34% dos estudantes identificaram que desenvolveram a
tomada de decisões já no primeiro período, durante a realização de trabalhos
em grupo. Enquanto comunicação (15,78%), liderança (18,42%) e administração e
gerenciamento (10,52%) foram citadas com menor frequência. Conclusão: O
currículo integrado permite que os estudantes percebam o desenvolvimento de
habilidades que são base para as competências gerais a partir dos
conhecimentos selecionados para o primeiro período e também pelas estratégias
de ensino aplicadas. Contribuições para a Enfermagem: Divulgar a importância
do currículo integrado, visto que a associação teórica e prática permite
desenvolver habilidades desde o início da graduação, além de um olhar mais
amplo dos discentes e uso da metodologia problematizadora.
Referências: Ministério da Educação(Br). Resolução CNE/CES Nº 3, , 07 / 11 / 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Disponível em: Acesso em 01 de abr. de 2019. |