Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8656917


8656917

CONHECIMENTOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO PERÍODO DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES.

Autores:
Thaina Ramos Freire|thaina.ramos.enf@gmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Maria Regina Araújo Reicherte Pimentel|prof.regininhauerj@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Luzia da Conceição de Araújo Marques|luzaraujo@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
CONHECIMENTOS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO PERÍODO DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes sobre os conhecimentos e habilidades referentes às competências gerais desenvolvidos no primeiro período da graduação em enfermagem à luz das Diretrizes Curriculares para a Enfermagem(DCN-Enf). Método: Pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, do tipo documental. Utilizou-se como fonte 38 trabalhos de estudantes a partir de estudo dirigido sobre habilidades e atitudes desenvolvidas no primeiro período à luz das DCN-Enf. A coleta de dados foi realizada em Fevereiro de 2019, com uso de instrumento específico. Aplicou-se estatística na análise. Resultados: Das seis competências gerais, todas foram abordadas, sendo Atenção à Saúde e Educação permanente as mais citadas com 94,73% e 47,36% respectivamente. Cerca de 34% dos estudantes identificaram que desenvolveram a tomada de decisões já no primeiro período, durante a realização de trabalhos em grupo. Enquanto comunicação (15,78%), liderança (18,42%) e administração e gerenciamento (10,52%) foram citadas com menor frequência. Conclusão: O currículo integrado permite que os estudantes percebam o desenvolvimento de habilidades que são base para as competências gerais a partir dos conhecimentos selecionados para o primeiro período e também pelas estratégias de ensino aplicadas. Contribuições para a Enfermagem: Divulgar a importância do currículo integrado, visto que a associação teórica e prática permite desenvolver habilidades desde o início da graduação, além de um olhar mais amplo dos discentes e uso da metodologia problematizadora.


Referências:
Ministério da Educação(Br). Resolução CNE/CES Nº 3, , 07 / 11 / 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem. Disponível em: Acesso em 01 de abr. de 2019.