8631248 | VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ACADÊMICO: UMA REVISÃO SOBRE A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: André Lucas Maffissoni|andremaffissoni@hotmail.com|enfermeiro|graduado Em Enfermagem. Mestrando Em Enfermagem.|enfermeiro No Hospital Universitário da Ufsc. Mestrando No Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Ufsc.|universidade Federal de Santa Catari ; Marina da Silva Sanes|marinasanes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem.|doutoranda Em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação da Ufsc.|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. ; Saionara Nunes de Oliveira|saionaranunes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem. Doutoranda Em Enfermagem.|doutoranda Em Enfermagem Pelo Programa de Pós-graduação da Ufsc.|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. ; Monica Motta Lino|monicafloripa@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem.|docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.|universidade Federal de Santa Catarina - Ufsc. ; Jussara Gue Martini|jussarague@gmail.com|enfermeira|doutora Em Educação.|docente do Departamento de Enfermagem E Coordenadora do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.|universidade Federal de Santa Catarina - Uf |
Resumo: **Objetivos:** investigar, a partir da literatura científica, como a violência permeia o contexto da graduação em enfermagem. **Método:** revisão integrativa da literatura, realizada nas bases MEDLINE, EBSCO, ERIC, PUBMED, BDENF, LILACS e Google Acadêmico. A busca dos estudos ocorreu entre outubro e novembro de 2018. Foram selecionados 21 artigos. **Resultados e discussões: **identificaram-se violências de diferentes naturezas no contexto da graduação em enfermagem. A violência psicológica, envolvendo atos de agressão verbal, assédio moral e _bullying_, foi a mais frequente, ocorrendo em contexto teórico e prático. As violências física e sexual apareceram com menor frequência, relacionadas, majoritariamente, aos cenários de práticas curriculares, nos hospitais ou em outros serviços de saúde. A violência de privação foi evidenciada em ambos contextos teórico e prático, representada por situações nas quais os estudantes têm negada a oportunidade de aprendizado ou têm suas experiências, vivências e conhecimentos desvalorizados. Importa ressaltar que esta última natureza da violência também foi identificada por alguns estudos como assédio moral e _bullying_. **Considerações Finais: **a violência está presente no contexto da graduação em enfermagem, manifestando-se de diversas formas e em grande parte do processo ensino-aprendizagem. Os atos de violência podem gerar repercussões individuais e coletivas capazes de influenciar na qualidade da formação dos enfermeiros/enfermeiras, impactando, consequentemente, as práticas profissionais futuras. **Implicações para a enfermagem: **este trabalho evidencia a existência de diversas formas de violência na graduação em enfermagem. Neste sentido, indica a eminente necessidade de enfrentamento do fenômeno nos espaços de formação, com vistas à construção de ambientes de aprendizagem mais compreensivos e pautados pelo respeito entre os atores envolvidos, estratégia esta que deve considerar a multiplicidade das pessoas envolvidas no ato educativo, sejam elas estudantes, professores, coordenadores de curso, preceptores e a comunidade.
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Hopkins M, Fetherston CM, Morrison P. Prevalence and characteristics of aggression and violence experencied by Western Australian nursing students during clinical practice. Contemp Nurse 2014 oct, 49(1): 113-21.
Magnavita N, Heponiemi T. Workplace Violence Against Nursing Students and Nurses: An Italian Experience. J Nurs Scholarsh 2011 apr, 43(2): 203-10.
Mckenna L, Boyle M. Midwifery student exposure to workplace violence in clinical settings: An exploratory study. Nurse Educ Pract. 2016 mar, 17:123-27 |