8616717 | A RESPONSABILIZAÇÃO CONSCIENTE: UM AGENTE TRANSFORMADOR NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE DIABÉTICO PORTADOR DE FERIDAS | Autores: Pedro Luiz Pereira Sales|pedro_sales123@outlook.com|graduando Em Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva da Unichristus (grupesc)|centro Universitário Christus - Unichristus ; Isadora Araujo Rodrigues|isadoraar@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Ensino Em Saúde Coletiva da Unichristus (grupesc)|centro Universitário Christus - Unichristus ; Elisabelle Martins Marrocos|elisabellemarrocos@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Christus - Unichristus ; Geórgea Bezerra Carvalho|carvalho.georgea@gmail.com|enfermeira|especialização Em Estomaterapia|enfermeira Estomaterapeuta|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Joseane Marques Fernandes|josy.marquesf@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ensino Na Saúde|enfermeiro da Esf E Docente dos Cursos de Enfermagem E Medicina da Unichristus|universidade Estadual do Ceará - Uece |
Resumo: **Introdução:** As feridas em portadores de diabetes tornam-se vulnerabilidades, devido suas complicações, ocasionando por vezes perda na funcionalidade e autonomia; logo, o estímulo à construção de ações proativas e conscientes geram resultados positivos, como a redução no número de complicações, favorecendo a recuperação e evitando internações recorrentes. **Objetivos:** Descrever a experiência da construção de uma conscientização responsável nos pacientes diabéticos portadores de feridas como instrumento ativo na mudança de seu quadro de saúde. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo, onde foi realizado uma atividade sobre a responsabilização do cuidado de suas feridas e sua situação de saúde, sendo assinado um termo de compromisso ao iniciar a atividade; a partir daí, foram implantadas metas terapêuticas individualizadas e atividades de educação continuada. As ações realizadas incluem rodas de conversa, construção de folders explicativos, matriciamento com as famílias e o atendimento direcionado a cada indivíduo, de acordo com sua vulnerabilidade.** Resultados:** Foi alcançado no entendimento dos usuários a visão de que cuidar de sua saúde não é uma tarefa automatizada, mas uma atitude reflexiva sobre a melhora de sua capacidade funcional e de sua qualidade de vida, transformando paciente e família, num complexo construtivo de competências. Estes passaram a agir ativamente no cuidado com os pés, hidratação e utilização de calçados adequados, conscientização alimentar e utilização correta dos medicamentos. **Conclusão:** Observou-se que ações preventivas construídas através da responsabilização e o reconhecimento de seu real estado de saúde, são o substrato essencial a implementação de ações mais efetivas no cuidado com feridas a esta parcela da população. **Implicações de enfermagem:** A educação em saúde promove o conhecimento sobre autocuidado e responsabilidade, sendo uma maneira segura e eficaz de promover a saúde e prevenir doenças e agravos.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 62 p
RIZZO, Soraia. Avaliação Clínica e Tratamento Tópico das Úlceras Diabéticas. In: BATISTA, Fábio. Uma Abordagem Multidisciplinar sobre pé diabético. São Paulo: Andreoli, 2010. cap. 9, p. 139-170.
YAZDANPANAH, L., NASIRI M., ADARVISHI, S. Literature review on the management of diabetic foot ulcer. World J Diabetes, v. 6, n. 1, p. 37-53, fev. 2015. |