8614609 | O ENFERMEIRO EDUCADOR PARA O PARTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA | Autores: Thais Basilio Carvalho|basilio.thais@gmail.com|enfermeiro|mestranda|aluna|universidade Federal Fluminense ; Helen Campos Ferreira|helen.campos@gmail.com|enfermeiro|doutora|professora|universidade Federal Fluminense ; Luanny Regina de Oliveira Santos|luanny.enf09@gmail.com|enfermeiro|mestranda|aluna|universidade Federal Fluminense |
Resumo: O enfermeiro educa a mulher para o parto através de atividades individuais e
coletivas na atenção primária, respeitando a mulher em sua totalidade,
transmitindo informações que contribuirão para o nascimento natural.
OBJETIVOS: Conhecer as evidências científicas sobre os elementos constitutivos
da educação para o parto e nascimento; levantar na base de dados estudos que
discorram sobre a importância da educação para o parto, realizada pelo
enfermeiro, na atenção primária. MÉTODO: Trata-se de uma revisão narrativa de
literatura, em que foram levantados artigos na base de dados Biblioteca
Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2010 a 2018, utilizando-se dos
descritores “Educação em Saúde”, “Parto humanizado”, “Atenção Primária à
Saúde” e “Enfermeiras Obstétricas”. Os resultados foram apresentados e
discutidos de forma descritiva, gerando condições para o leitor avaliar a
aplicabilidade da revisão elaborada. RESULTADOS: No primeiro momento os
descritores foram colocados separadamente na base de dados; no segundo
utilizou-se o boleando “_and_” Na junção Educação em Saúde and Parto
Humanizado obtivemos um total de 130 artigos; Atenção primária à Saúde and
Parto Humanizado, 38 artigos; e Educação em Saúde and Enfermeiras Obstétricas,
19 artigos. Inicialmente os artigos foram selecionados através de títulos e
resumos expandidos nos quais o conteúdo se aproximava da temática escolhida e,
posteriormente, realizou-se a leitura na íntegra, resultando no total de 4
publicações que demonstram haver elementos constituivos de aplicação
individual e outros de maneira coletiva, porém assistemática. CONCLUSÃO: O
enfermeiro exerce função de importância nas atividades estabelecidas quanto à
assistência ao pré-natal de baixo risco, por sua natureza educadora e realiza
educação em saúde a todo o momento. CONTRIBUIÇÕES: Fortalecer a educação para
o parto na consulta de enfermagem na atenção primária.
Referências: BESSA LF, MAMEDE MV. Ação educativa: uma perspectiva para humanização do parto?. Rev Baiana de Enferm. Salvador.2010; v (24); p.11-22.
PROGIANTI JM, COSTA RF. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras: repercussões sobre vivências de mulheres na gestação e no parto. Rev Bras Enferm. Brasília.2012; 65(2):257-63.
QUADROS JS, REIS TLR, COLOMÉ JS. Enfermagem obstétrica e educação em saúde: contribuições para vivência do processo de parturição. Rev Rene. 2016; 17(4):451-8.
RAGAGNIN MV, MARCHIORI MRCT, DIAZ CMG, NICOLLI T, PEREIRA SB, SILVA LD. Abordagem da equipe de enfermagem acerca do parto humanizado no pré-natal: uma revisão narrativa. Fundam care online. Rio de Janeiro.2017; 9(4): 1177-1182. |