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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8614609


8614609

O ENFERMEIRO EDUCADOR PARA O PARTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores:
Thais Basilio Carvalho|basilio.thais@gmail.com|enfermeiro|mestranda|aluna|universidade Federal Fluminense ; Helen Campos Ferreira|helen.campos@gmail.com|enfermeiro|doutora|professora|universidade Federal Fluminense ; Luanny Regina de Oliveira Santos|luanny.enf09@gmail.com|enfermeiro|mestranda|aluna|universidade Federal Fluminense

Resumo:
O enfermeiro educa a mulher para o parto através de atividades individuais e coletivas na atenção primária, respeitando a mulher em sua totalidade, transmitindo informações que contribuirão para o nascimento natural. OBJETIVOS: Conhecer as evidências científicas sobre os elementos constitutivos da educação para o parto e nascimento; levantar na base de dados estudos que discorram sobre a importância da educação para o parto, realizada pelo enfermeiro, na atenção primária. MÉTODO: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, em que foram levantados artigos na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2010 a 2018, utilizando-se dos descritores “Educação em Saúde”, “Parto humanizado”, “Atenção Primária à Saúde” e “Enfermeiras Obstétricas”. Os resultados foram apresentados e discutidos de forma descritiva, gerando condições para o leitor avaliar a aplicabilidade da revisão elaborada. RESULTADOS: No primeiro momento os descritores foram colocados separadamente na base de dados; no segundo utilizou-se o boleando “_and_” Na junção Educação em Saúde and Parto Humanizado obtivemos um total de 130 artigos; Atenção primária à Saúde and Parto Humanizado, 38 artigos; e Educação em Saúde and Enfermeiras Obstétricas, 19 artigos. Inicialmente os artigos foram selecionados através de títulos e resumos expandidos nos quais o conteúdo se aproximava da temática escolhida e, posteriormente, realizou-se a leitura na íntegra, resultando no total de 4 publicações que demonstram haver elementos constituivos de aplicação individual e outros de maneira coletiva, porém assistemática. CONCLUSÃO: O enfermeiro exerce função de importância nas atividades estabelecidas quanto à assistência ao pré-natal de baixo risco, por sua natureza educadora e realiza educação em saúde a todo o momento. CONTRIBUIÇÕES: Fortalecer a  educação para o parto na consulta de enfermagem na atenção primária.


Referências:
BESSA LF, MAMEDE MV. Ação educativa: uma perspectiva para humanização do parto?. Rev Baiana de Enferm. Salvador.2010; v (24); p.11-22. PROGIANTI JM, COSTA RF. Práticas educativas desenvolvidas por enfermeiras: repercussões sobre vivências de mulheres na gestação e no parto. Rev Bras Enferm. Brasília.2012; 65(2):257-63. QUADROS JS, REIS TLR, COLOMÉ JS. Enfermagem obstétrica e educação em saúde: contribuições para vivência do processo de parturição. Rev Rene. 2016; 17(4):451-8. RAGAGNIN MV, MARCHIORI MRCT, DIAZ CMG, NICOLLI T, PEREIRA SB, SILVA LD. Abordagem da equipe de enfermagem acerca do parto humanizado no pré-natal: uma revisão narrativa. Fundam care online. Rio de Janeiro.2017; 9(4): 1177-1182.