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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8590178


8590178

“COMO VOCÊ VÊ O IDOSO”? RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Larissa Venturini|larissa.venturini@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria|enfermeiro|universidade Federal de Santa Maria ; Margrid Beuter|margridbeuter@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria|universidade Federal de Santa Maria ; Eliane Raquel Rieth Benetti|elianeraquelr@yahoo.com.br|estudante de Pós-graduação|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria|enfermeiro|universidade Federal de Santa Maria ; Paloma Horbach da Rosa|palomahorbach93@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria|enfermeiro|universidade Federal de Santa Maria ; Carolina Backes|karolbackes@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria|enfermeiro|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
**Introdução: ** A transição demográfica pode ser considerada um triunfo, entretanto, representa um grande desafio, seja em aspectos sociais, epidemiológicos ou organizacionais. Nesse contexto, a discussão e reflexão acerca dos significados atrelados ao envelhecimento humano incorpora aspectos que podem interferir em uma assistência integral. **Objetivo:** relatar a experiência de docentes da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica na abordagem dos significados vinculados ao ser idoso. **Método:** Trata-se de um relato de experiência embasado no desenvolvimento da temática envelhecimento humano: história, termos e conceitos básicos na disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica, de natureza obrigatória, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. A temática foi desenvolvida em uma aula de duração aproximada de três horas. O relato ora apresentado explora apenas um dos momentos dessa aula: a realização de uma dinâmica intitulada “como você vê o idoso? ”. **Resultados:** para iniciar a dinâmica os docentes questionaram aleatoriamente a alguns discentes com qual idade os mesmos considerar-se-iam velhos. Após, a turma foi dividida em quatro grupos. A cada rodada um integrante de cada grupo deveria simular uma pessoa idosa agindo em determinadas situações do dia-a-dia. Após a simulação, apresentou-se um vídeo que retratava algumas pessoas idosas fazendo as atividades indicadas anteriormente. Na sequência os docentes iniciaram uma discussão e reflexão frente à dinâmica realizada, permitindo entonações acerca de concepções, mitos, heterogeneidades e construções históricas, ideológicas e sociais. **Conclusão:** percebeu-se que o uso de uma dinâmica facilitou o processo de ensino-aprendizagem e mostrou-se como estratégia efetiva ao ensino. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **compreender o significado da velhice e envelhecer repercute na implementação de atividades de promoção da saúde, e no reconhecimento da necessidade da manutenção da capacidade funcional dos idosos em todas as esferas sociais.


Referências:
Santos SSC. Concepções teórico-filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica. Rev. bras. enferm. 2010 Dez; 63(6): 1035-1039.