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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8579132


8579132

SENSIBILIZAÇÃO DE DOCENTES PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE: RELATO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA

Autores:
Vera Lucia Mendes Paula Pessoa|pessoa_vera@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Estadual do Ceará ; Maria Lúcia Duarte Pereira|maria.duarte@uece.br|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Estadual do Ceará ; Maria Veraci Oliveira Queiroz|veraci.queiroz@uece.br|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Estadual do Ceará ; Thereza Maria Magalhães Moreira|thereza.moreira@uece.br|enfermeira|doutora|professora Associada|universidade Estadual do Ceará ; Raquel Sampaio Florêncio|raquelsampy@hotmail.com|enfermeira|doutora|pós Graduanda|universidade Estadual do Ceará

Resumo:
**Objetivos:** Relatar a experiência do desenvolvimento de uma oficina pedagógica para sensibilização docente acerca da interdisciplinaridade. **Método: **Relato de experiência de uma oficina pedagógica realizada em um programa de pós-graduação em cuidados clínicos em enfermagem e saúde para sensibilização docente acerca da interdisciplinaridade. O evento foi realizado como atividade prévia num contexto de abertura para ingressantes de outras áreas profissionais para o nível de doutorado. Contou com a presença de professores do colegiado e representantes discentes e foi realizado em um espaço fora da Instituição de Ensino Superior pública, a qual o curso está vinculado. Foram realizadas discussões em torno do tema interdisciplinaridade apoiadas por diversas estratégias pedagógicas mediadas por professores do colegiado e de outros programas que já apresentavam a característica interdisciplinar. **Resultados:** A oficina foi intitulada “Pensar a docência na perspectiva interdisciplinar: desafios e inovações”. Esta foi dividida em oito momentos de compartilhamento de discussões e experiências, cujas temáticas e estratégias foram: 1) Conferência de abertura acerca dos desafios e inovações para a prática interdisciplinar docente no Ensino superior; Roda de conversa sobre percepção da identidade na diferença do outro; 3) uma exposição dialogada que versou sobre a relação docente-discente na construção do conhecimento no espaço interdisciplinar; 4) síntese das atividades; 5) uma mesa redonda para o compartilhamento de experiências no ensino interdisciplinar; 6) discussão coletiva por meio de uma metodologia ativa acerca da formação interprofissional; 7) palestra de um professora da pedagogia que trazia as competências atuais do educador e; 8) síntese das atividades. Em meio às atividades, 17 professores uma representante discente e uma pós-doutoranda envolveram-se de forma positiva e tiveram espaço para apresentar suas ideias e considerações acerca de cada um dos momentos, os quais foram disparadores iniciais para a formação interdisciplinar dos docentes e para a articulação de proposições para o regimento e disciplinas do programa. **Conclusão:** Os professores foram sensibilizados para a formação e atuação interdisciplinar junto ao programa, em especial, junto aos discentes de outras categorias profissionais para iniciar o período letivo abertos à recepção de todos os discentes. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** A interdisciplinaridade é um desafio na Enfermagem devido a necessidade de reorganização dos currículos na graduação e pós-graduação. Nessa intenção, as práticas pedagógicas, em especial, as oficinas para o próprio corpo docente são necessárias e tensionam a apresentação ou aprofundamento dos elementos que aproximam os processos interdisciplinares na prática docente.


Referências:
Alexandre Kethi Cristina do Rosário Squecola, Werneck Alexandre Lins, Chainça Eliane, Cesarino Claudia Bernardi. DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM: FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Rev. baiana enferm. [Internet]. 2018 [citado 2019 Maio 09]; 32: e24975. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502018000100325&lng=pt. Epub 22-Out-2018. http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v32.24975. BATISTA, Cássia Beatriz. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi. [Internet]. [citado 2019 Maio 09]; 38:97-125. Disponível em . acessos em 09 maio 2019. Peduzzi Marina, Norman Ian James, Germani Ana Claudia Camargo Gonçalves, Silva Jaqueline Alcântara Marcelino da, Souza Geisa Colebrusco de. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2013 Ago [citado 2019 Maio 09] ; 47( 4 ): 977-983. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400977&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029.