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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8558572


8558572

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A SÍFILIS GESTACIONAL

Autores:
Keny Maduro da Silva|keny.maduro@me.com|estudante de Gradução|estudante|estudante|faculdade Estacio do Amazonas

Resumo:
A sífilis é uma das infecções sexualmente transmissíveis que afeta a população inclusive mulheres no período gestacional,  quando não tratada, pode causar sérias complicações para mãe e o feto. Diante disto, a assistência de qualidade prestada durante o pré-natal se torna grande aliada no combate a essa infecção e o profissional de enfermagem faz parte desse processo, sendo importante para redução da transmissão vertical da sífilis assim como contribuindo para o desenvolvimento de outras ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. **Objetivo**: Analisar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a sífilis gestacional mediante ao nível de conhecimento da doença,  as influências e reflexos na saúde pública, assim como possíveis pontos de defasagem no aprendizado. **Resultados**: A análise de conteúdo mostrou uma percepção parcialmente satisfatória a respeito da doença desde o conceito básico, fisiopatologia, assim como nos meios de diagnóstico e tratamento. O que se evidencia é que todos os entrevistados, uns com maior ou menor clareza, possuem entendimento a respeito da sífilis gestacional, da sua relevância e  dos reflexos à saúde pública, todavia mediante as respostas apresentadas, a grande maioria não apresentou consistência no domínio científico sugerindo uma provável insegurança na assistência à gestante infectada em uma situação realística. **Conclusão**: O estudo demonstrou como o conhecimento sobre a doença ainda é deficiente e que esse fato pode influenciar o comportamento do profissional de saúde na assistência a gestante, sendo notável a necessidade de rever a metodologia de ensino- aprendizagem haja vista que os acadêmicos devem ter o conhecimento básico e geral a respeito da doença abordada ainda que não busquem uma especialização que requeira o domínio amplo da mesma.


Referências:
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