8501298 | O Apoiador Institucional e a Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde: Relato de Experiência | Autores: Adicea de Souza Ferreira|adiceafer@gmail.com|enfermeira|mestranda do Mestrado Profissional do Ensino da Saúde-mpes-uff|enfermeira da Estrégia da Saúde da Família|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- Uff ; Ana Lúcia Abrahão da Silva|abrahaoana@gmail.com|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva|professora Titular|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- Uff |
Resumo: A Educação Permanente, além ser um desafio é, ao mesmo tempo, uma ferramenta
potente que pode ser utilizada na Estratégia Saúde da Família para interligar
o serviço de saúde com a comunidade1. **Descrição da experiência: **a
experiência ocorreu através de oficinas realizadas em duas unidades da
Estratégia Saúde da Família de um município da Região Serrana do estado do Rio
de Janeiro com a participação de 08 Agentes Comunitários de Saúde. Para
implementação da oficina foi feita uma reunião para determinar quais temas
seriam abordados, considerando a demanda da equipe e dos próprios ACSs. Os
temas escolhidos foram: busca ativa das gestantes faltosas as consultas de
pré-natal ,atualização da caderneta de vacina das crianças menores de 5
anos,acompanhamento de usuários hipertensos e diabéticos. As oficinas foram
feitas em roda de conversa, onde os ACSs discutiram sobre seu conhecimento aos
temas abordados a maioria das vezes, relatavam situações vividas nos
territórios. Foi utilizado a sala de reunião da unidade equipamentos de
multimídia (datashow), notebooks, cartolinas e pilotos. Em cada etapa
realizada eles traziam a Educação Permanente para discussão.** Resultados:
**Realizou-se quatro oficinas nos meses de outubro/novembro de 2018, duas em
cada mês com duração de três horas com a participação do Apoiador
Institucional (Enfermeira), foi o momento de troca de experiência entre todos
envolvidos no processo de EP o que nos possibilitou fazermos a construção
coletiva com foco nos usuários, planejamento das ações em saúde,
resolutividade em relação as demandas, intervenções quantos aos cuidados dos
hipertensos e diabéticos. **Conclusão: **A EP favorece a atualização sobre os
conteúdos de sua prática profissional, estimula a busca de soluções para os
problemas encontrados em sua área de atuação, propicia a interação com a
equipe, ajuda a reformulação de percepções individuais,deixa livre a
comunicação e a dinâmica das ações2.
Referências: 1- Silva N.F, Ferreira M.N,Carneiro D.G.N. Ação multidisciplinar na educação permanente de agentes comunitárias de saúde. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 16, n.3, p. 156-165, set./dez. 2017.
2- Sampaio, D.M.N. et al. Entendimento dos Agentes Comunitários de Saúde acerca da Educação Permanente em Saúde .Rev. Saúde.Com 2018; 14(4): 1342-1351. |