8425492 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIA DE ENFERMEIROS EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA SIMULADA | Autores: Jessica Bernardes Almeida Borges da Silva dos Reis|enfjessicabernardes@yahoo.com.br|enfermeira|pós Graduação E Mestranda Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|enfermeira Assistencialista No Hospital Central da Aeronáutica|hospital Central da ; Deyse Conceição Santoro Batista|deysesantoro@yahoo.com.br|enfermeira|pós-doutorado|coordenadora / Docente Na Universidade Federal do Rio de Janeiro|universidade Federal do Rio de Janeiro ; Eduardo Mesquita Peixoto|teachereduardo@outlook.com|enfermeiro|graduação E Mestrando Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|mestrando Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Liszety Guimarães Emmerick|liszety@gmail.com|enfermeira|pós-graduação E Mestranda Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|mestranda Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Luiza Cerqueira Reis da Costa|lucrcoostaa@gmail.com|enfermeira|pós-graduação E Mestranda Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|mestranda Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: **RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIA DE ENFERMEIROS EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA SIMULADA.**
**Autores: ****Deyse Conceição Santoro Batista****, Eduardo Mesquita Peixoto, _Jessica Bernardes Almeida Borges da Silva dos Reis_, Liszety Guimarães Emmerick, Luiza Cerqueira Reis da Costa.**
**Objetivo:** Relatar a experiência vivenciada por Enfermeiros na assistência de Enfermagem ao paciente em parada cardiorrespiratória simulada. **Método:** Foi realizada a assistência de Enfermagem em simulação realística com o objetivo de trabalhar o protocolo ACLS 2015 seguindo as Diretrizes da American Heart Association. Foi elaborada uma trajetória metodológica de ensino que evidencia todas as etapas vivenciadas pelos enfermeiros residentes para cumprir a atividade de simulação. No primeiro dia os participantes assistiram aula teórica expositiva do Protocolo ACLS 2015, ministrada por Mestre com expertise na área de Suporte Avançado de Vida contando com recursos. No segundo dia foi realizada a segunda e a terceira etapa metodológica, onde houve uma divisão aleatória dos grupos formada por 5 residentes de Enfermagem, cada um tem sua função definida e tarefa responsável sendo elas, liderança (Enfermeiro 1), massagem cardíaca (Enfermeiro 2), ventilação (Enfermeiro 3), drogas (Enfermeiro 4) e choque. (Enfermeiro 5). O grupo selecionado era direcionado ao laboratório de simulação enquanto os demais grupos assistiram ao vivo por vídeo câmera a realização do processo de assistência ao paciente em parada cardíaca. Durante o processo fomos avaliados sem intervenção do facilitador até o desfecho do caso que dependia das intervenções realizadas ao manequim. Ao fim de cada grupo de prática foi realizado o debriefing. **Resultados e Conclusão:** A metodologia permitiu um desenvolvimento da prática de assistência segura, livre de danos/ prejuízos ao paciente real, proporcionou o desenvolvimento de autoconfiança e participação ativa da aprendizagem através da utilização da ferramenta debriefing, que se mostrou como essencial na implementação do método.
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