8419134 | HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES NO ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DE GERÊNCIA | Autores: Érica Brandão de Moraes|enfermeira_erica@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Deise Ferreira de Souza|dfsnit@hotmail.com|enfermeiro|doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Pedro Ruiz Barbosa|pedrornassar@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Zenith Rosa Silvino|zenithrosa52@gmail.com|enfermeiro|pós Doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff |
Resumo: **HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES NO ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DE GERÊNCIA **
**Objetivo:** Analisar habilidades e competências gerenciais dos alunos de enfermagem no ensino teórico-prático da disciplina Gerenciamento da Assistência em Rede Hospitalar. **Método:** Relato de experiência, referente às avaliações dos discentes, durante o 2º semestre de 2018, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de três instrumentos. O primeiro instrumento se refere à avaliação de competências e desempenho dos alunos sobre: pontualidade e assiduidade, apresentação pessoal, comunicação, interesse e tomada de decisão, planejamento das atividades, liderança e registro, preenchido ao final do ensino teórico-prático (ETP). O segundo instrumento é utilizado para registro das atividades desenvolvidas pelos alunos. O terceiro é um roteiro para análise de situação-problema, com base na estrutura do Arco de Charles Maguerez, onde o aluno aponta soluções de melhoria a partir de situações vivenciadas na prática. **Resultados:** Foram avaliados 46 alunos durante o ETP. Os itens relacionados ao instrumento de avaliação de competências e desempenho que apresentaram maiores escores “atingiu plenamente as exigências” foram apresentação pessoal (93,5%), comunicação oral e escrita (76,1%) e pontualidade e assiduidade (71,7%). Os itens planejamento das atividades (54,3%) e liderança (41,3%) obtiveram menores escores. As atividades desenvolvidas pelos alunos foram agrupadas nas categorias: assistência direta ao paciente (346 registros, 57,3%), gestão de materiais (141 registros, 23,2%), organização da unidade (87 registros, 14,4%) e outras atividades gerenciais (30 registros, 5%). Nas propostas de melhoria apresentadas, destacaram-se ações de organização da unidade, gestão visual de indicadores, otimização de impressos e construção de folders educativos. **Conclusão:** Os instrumentos utilizados permitiram avaliar os alunos sob o aspecto gerencial com mensuração de indicadores de desempenho dos discentes. **Contribuições**: A gerência é uma ferramenta do trabalho do enfermeiro que proporciona uma assistência qualificada e integral e deve ser exercitada ao longo da formação profissional.
Referências: 1. Souza DF, Silvino ZR. La Sociología de Pierre Bourdieu: potencialidad teórica para el subcampo de la enfermeira. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(4):2175-80
2. Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. |