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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8346469


8346469

Gerenciamento do tempo como fator de estresse e fatores associados em estudantes de enfermagem

Autores:
Patrícia Bitencourt Toscani Greco|pbtoscani@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Regional Integrada do Alto Uruguai E das Missões ; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago|tmagnago@terra.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal de Santa Maria ; Juliana Dal Ongaro|dongaro.ju@gmail.com|enfermeira|mestranda|mestranda|universidade Federal de Santa Maria ; Marina Mazzuco de Souza|marina.mazzuco@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|docente|universidade Federal de Santa Maria ; Emanuelli Mancio Ferreira da Luz|emanuelli_ferreira@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
**Objetivo:** avaliar a dimensão gerenciamento do tempo para estresse em estudantes de enfermagem de uma universidade comunitária do sul do Brasil e associação com aspectos sociodemográficos. **Método:** Estudo transversal, realizado em universidade comunitária do Sul do Brasil, no período de setembro a outubro de 2015, com 149 estudantes de enfermagem. Utilizou-se variáveis sociodemográficas, e a Escala Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). O instrumento AEEE é uma escala tipo likert de quatro pontos, que avalia intensidade, é composto por um total trinta itens distribuídos em seis domínios: realização das atividades práticas, comunicação profissional, gerenciamento do tempo, ambiente, formação profissional, atividade teórica1. Para associações considerou-se como significância estatística p≤0,05. O estudo possui autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. **Resultados:** 87,2% dos estudantes eram do sexo feminino, 58,8%, idade média de 25,58 anos (dp ± 6,2), 88,6% de raça branca, 73,2% eram solteiros, 81,8% residiam com a família, 53,5% dos estudantes residiam em municípios próximos a universidade e, 49% faziam uso do transporte público para deslocamento. No domínio Gerenciamento do tempo, apresentaram significância estatística entre médio a alto nível de estresse com faixa etária entre 25-50 anos 53,6% (p= 0,026), e entre médio a alto nível de estresse e ser casado com companheiro 61,1% (p=0,015). **Conclusões:** Gerenciar o tempo entre atividades familiares, trabalho e vida acadêmica, para estudantes casados e com mais idade, pode favorecer a situações estressantes. **Implicações para a enfermagem:  O estudo poderá favorecer ao planejamento de **estratégias para minimizar situações estressoras aos estudantes, e assim, melhorar o rendimento e a qualidade de vida  do estudante de enfermagem. Da mesma forma terá reflexo no cuidado prestado ao paciente e na formação de um enfermeiro comprometido com   a saúde do trabalhador.


Referências:
1. COSTA ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em estudantes de Enfermagem (AEEE). Rev.esc. enferm. 2009; 43(spe):1017-26.