8251970 | ANÁLISE DE BENEFÍCIOS DA SIMULAÇÃO HÍBRIDA NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ENFERMAGEM | Autores: Christina Klippel|ck074@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|doutoranda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Annibal José Roris Rodrigues Scavarda do Carmo|annibal.scavarda@unirio.br|engenheiro|doutor|professor Orientador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Liszety Emmerick|liszety@gmail.com|enfermeiro|especialista|mestranda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Luisa Cerqueira Reis da Costa|lucrcoostaa@gmail.com|enfermeiro|especialista|mestranda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Luiz Carlos Santiago|luisolitrio@gmail.com|enfermeiro|pós Doutorado|professor Orientador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: ### Introdução: A simulação híbrida é aquela que utiliza um ator no papel do
paciente, também chamado de paciente padronizado. Por proporcionar uma
aprendizagem experiencial realística, esta modalidade de simulação tem sido
empregada com frequência crescente nos processos educacionais de Enfermagem
(Keiser_et al._, 2017). A simulação híbrida pode ser desenvolvida com um
_software _de monitorização cardíaca conectado ao paciente padronizado,
visando proporcionar aos estudantes uma atividade educativa interativa e de
alto nível de aprendizagem (Unver _et al., _2018). Objetivo: esta pesquisa
visa analisar os benefícios da simulação híbrida nos processos educacionais em
Enfermagem. Método: A revisão da literatura utiliza o Portal de Periódicos da
CAPES com a seguinte equação de busca: (“_standardized patient_” AND
_simulation_), resultando em 22 artigos publicados entre 2014 e 2019. Dos
resultados provenientes dessa busca, sete artigos foram selecionados por
descreverem o uso da simulação híbrida nos processos educacionais de
Enfermagem. Resultados: esta pesquisa analisou a eficácia da simulação híbrida
na educação de Enfermagem e identificou benefícios relevantes, como: melhora
das atitudes dos graduandos em relação à segurança do paciente, melhora das
habilidades de comunicação com os pacientes e entre os membros da equipe,
maior confiança em fornecer orientações aos pacientes e dirimir dúvidas sobre
sua doença ou tratamento e desenvolvimento da análise crítica e de habilidades
de avaliação clínica. Conclusão: A simulação híbrida demonstrou ser adequada
aos processos educacionais de Enfermagem. Contribuições para a Enfermagem:
esta pesquisa sugere que educadores utilizem a simulação híbrida numa ampla
experiência educacional em Enfermagem.
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Referências: 1. Keiser, M.M.; Turkelson, C. Using students as standardized patients: Development, Implementation, and Evaluation os a Standardized Patient Training Program Clinical Simulation in Nursing, July 2017, Vol.13(7), pp.321-330
2. Herron, E.K. ; Nemeth, J. ; Powers, K.A. Community Health Simulation with a Standardized Patient: Exploring the Experience. Clinical Simulation in Nursing, July 2017, Vol.13(7), pp.331-337
3. Mason Barber, L.A.; Schuessler, J.B. Standardized Patient Simulation for a Graduate Nursing Program. Journal for Nurse Practitioners, January 2018, Vol.14(1), pp.e5-e11
4. Beischel, Kp ; Hart, J ; Turkelson, S ; Churchill, J. Using a Standardized Patient to Teach Fall Safety. Clinical Simulation In Nursing, 2014 Apr, Vol.10(4), pp.E183-E190
5. Chen, Y.-C. ; Kiersma, M.E. ; Abdelmageed, A. Evaluation of student perceptions of standardized patients simulation on patientcounseling. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, November 2015, Vol.7(6), pp.811-818
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