8240565 | O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PELAS LIGAS ACADÊMICAS COM FOCO EM SISTEMATIZAÇÃO E PROCESSO DE ENFERMAGEM | Autores: Juliana Ramos Gomes|jrg07contatos@gmail.com|estudante|graduação|iniciação Científica|ufrj ; Andrea Barros Benevides|abbenevides.enf@gmail.com|estudante|graduação|iniciação Científica|ufrj ; Rafael Oliveira Pitta Lopes|pitta_rafael@hotmail.com|enfermeiro|profº Mestre Em Enfermagem|doutorando|ufrj ; Marcos Antônio Gomes Brandão|marcosantoniogbrandao@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto|ufrj |
Resumo: Introdução: A contemporaneidade é marcada por uma sociedade cada vez mais
digital, por intermédio das mídias sociais, as relações se estreitam e as
formas de comunicação se expandem (PESSONI, AKERMAN, 2014). Portanto,
identificar se a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o
Processo de Enfermagem (PE) têm sido objetos de estudo das ligas acadêmicas de
universidades públicas brasileiras, contribui para avaliar a disseminação
desse conteúdo na formação. Ressalta-se que as ligas são uma forma de
despertar o interesse dos alunos para um tema significativo para o trabalho do
enfermeiro, assim como está estabelecido na Resolução do COFEN Nº 358/2009
para a implementação ou implantação da SAE. Objetivo: Realizar um levantamento
de todas as ligas acadêmicas que tenham como foco a SAE e o PE em
universidades públicas do Brasil por meio da busca nas redes sociais Instagram
e Facebook. Método: Utilizou-se a lista de universidades públicas do Cadastro
e-MEC. Após, recorreu-se as redes Instagram e Facebook e pesquisou-se com as
siglas SAE e PE associadas aos nomes das Escolas e/ou Universidades a
existência de ligas acadêmicas que abordassem a temática.
Resultados/Discussão: Foram avaliadas 153 universidades públicas administradas
pelo município, estado ou federação que possuíam graduação em Enfermagem,
destas foram identificados somente 6 que apresentaram redes sociais vinculadas
as ligas acadêmicas que trabalham com a temática SAE e nenhuma configurou
relação com PE. As ligas acadêmicas de SAE pertencem, em maioria, as
universidades públicas federais da região sudeste. Considerações Finais: As
ligas acadêmicas oportunizam a divulgação do conhecimento e a aprendizagem de
forma mais autônoma e participativa. Ainda são discretas as iniciativas das
ligas acadêmicas com foco em SAE e PE que utilizam as mídias sociais. Destaca-
se a necessidade de outras estratégias metodológicos para o levantamento das
ligas acadêmicas no Brasil.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação.Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC). Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em 09 de maio de 2019.
BRASIL. Resolução COFEN nº 358 de 15 de outubro de 2009. .Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.Brasília (DF); 2009.
AKERMAN, M., PESSONI, A. (2014) O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey. ECCOM, v. 5, n. 10. 2014 |