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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8240565


8240565

O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PELAS LIGAS ACADÊMICAS COM FOCO EM SISTEMATIZAÇÃO E PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores:
Juliana Ramos Gomes|jrg07contatos@gmail.com|estudante|graduação|iniciação Científica|ufrj ; Andrea Barros Benevides|abbenevides.enf@gmail.com|estudante|graduação|iniciação Científica|ufrj ; Rafael Oliveira Pitta Lopes|pitta_rafael@hotmail.com|enfermeiro|profº Mestre Em Enfermagem|doutorando|ufrj ; Marcos Antônio Gomes Brandão|marcosantoniogbrandao@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto|ufrj

Resumo:
Introdução: A contemporaneidade é marcada por uma sociedade cada vez mais digital, por intermédio das mídias sociais, as relações se estreitam e as formas de comunicação se expandem (PESSONI, AKERMAN, 2014). Portanto, identificar se a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE) têm sido objetos de estudo das ligas acadêmicas de universidades públicas brasileiras, contribui para avaliar a disseminação desse conteúdo na formação. Ressalta-se que as ligas são uma forma de despertar o interesse dos alunos para um tema significativo para o trabalho do enfermeiro, assim como está estabelecido na Resolução do COFEN Nº 358/2009 para a implementação ou implantação da SAE. Objetivo: Realizar um levantamento de todas as ligas acadêmicas que tenham como foco a SAE e o PE em universidades públicas do Brasil por meio da busca nas redes sociais Instagram e Facebook. Método: Utilizou-se a lista de universidades públicas do Cadastro e-MEC. Após, recorreu-se as redes Instagram e Facebook e pesquisou-se com as siglas SAE e PE associadas aos nomes das Escolas e/ou Universidades a existência de ligas acadêmicas que abordassem a temática. Resultados/Discussão: Foram avaliadas 153 universidades públicas administradas pelo município, estado ou federação que possuíam graduação em Enfermagem, destas foram identificados somente 6 que apresentaram redes sociais vinculadas as ligas acadêmicas que trabalham com a temática SAE e nenhuma configurou relação com PE. As ligas acadêmicas de SAE pertencem, em maioria, as universidades públicas federais da região sudeste. Considerações Finais: As ligas acadêmicas oportunizam a divulgação do conhecimento e a aprendizagem de forma mais autônoma e participativa. Ainda são discretas as iniciativas das ligas acadêmicas com foco em SAE e PE que utilizam as mídias sociais. Destaca- se a necessidade de outras estratégias metodológicos para o levantamento das ligas acadêmicas no Brasil.


Referências:
BRASIL. Ministério da Educação.Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC). Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em 09 de maio de 2019. BRASIL. Resolução COFEN nº 358 de 15 de outubro de 2009. .Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências.Brasília (DF); 2009. AKERMAN, M., PESSONI, A. (2014) O uso das mídias sociais para fins de ensino e aprendizagem: estado da arte das pesquisas do tipo survey. ECCOM, v. 5, n. 10. 2014