Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8234346


8234346

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO ENSINO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: UMA MUDANÇA EM PROCESSO

Autores:
Silvana Cavalcanti dos Santos|annacavalcanty@gmail.com|enfermeiro|mestre|docente|instituto Federal de Educação Ciência E Tecnologia de Pernambuco Ifpe- Campus Pesqueira

Resumo:
**INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO ENSINO  DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: UMA MUDANÇA EM PROCESSO** _Silvana Cavalcanti dos Santos_ Nas últimas décadas, a prática de ensino-aprendizagem no campo da Enfermagem tem passado por um processo de mudanças e inovação em suas práticas de ensino e  de aprendizagem por meio do uso de Tecnologias da Inovação e Comunicação (TICs). O referido processo de mudança está acontecendo na disciplina de Políticas Públicas de Saúde I e II, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE- Campus Pesqueira. O presente trabalho  objetiva apresentar a análise do processo de implementação das mudanças e inovações tecnológicas de ensino e a prática docente na disciplina da graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, cujo _corpus_ de análise consiste   da percepção  docente ao longo da dinâmica metodológica da disciplina. Esta abordou os momentos de aulas expositivas, sobre a participação do controle Social  no SUS, e sua relação com a “construção” de tecnologias de ensino para socialização das atividades, realizadas pelos alunos organizados em grupos, por meio de atividades de extensão em  municípios pernambucanos. As estratégias metodológicas consistiram em realizar entrevistas com um conselheiro de Saúde do município e apresente o produto inovador. Logo,  realizou-se a apresentação das tecnologias através de jornal impresso, gravações de curtametragem  e portfólio. Constatou-se que a utilização de tecnologias educativas torna  o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico proporcionando espaço de discussão e reflexão sobre a teoria/prática vivenciada por os discentes. As TICs são ferramentas poderosa no processo  de mudanças implicando em novas formas de construção e reflexão curricular  e  metodológicas, refletindo construção de competência dos alunos em ler, escrever, pensar e agir em algumas temáticas1. Para a Enfermagem a utilização das TICs é  positiva, visto que otimiza os ensinamentos das disciplinas ministradas ao longo da graduação, fornecendo um maior suporte para a formação de profissionais competentes, críticos e reflexivos acerca das dificuldades e desafios diários da profissão de enfermeiro. DESc: Educação em Enfermagem, Ensino, Tecnologias em saúde **Área: **Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem * * * Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de enfermagem do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE- Campus Pesqueira. e-mail:annacavalcanty@gmail.com


Referências:
1.Melo FNP, Damasceno MMC. A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(4): 563-9.