8234346 | INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO ENSINO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: UMA MUDANÇA EM PROCESSO | Autores: Silvana Cavalcanti dos Santos|annacavalcanty@gmail.com|enfermeiro|mestre|docente|instituto Federal de Educação Ciência E Tecnologia de Pernambuco Ifpe- Campus Pesqueira |
Resumo: **INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO ENSINO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: UMA MUDANÇA EM PROCESSO**
_Silvana Cavalcanti dos Santos_
Nas últimas décadas, a prática de ensino-aprendizagem no campo da Enfermagem
tem passado por um processo de mudanças e inovação em suas práticas de ensino
e de aprendizagem por meio do uso de Tecnologias da Inovação e Comunicação
(TICs). O referido processo de mudança está acontecendo na disciplina de
Políticas Públicas de Saúde I e II, no Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia de Pernambuco IFPE- Campus Pesqueira. O presente trabalho objetiva
apresentar a análise do processo de implementação das mudanças e inovações
tecnológicas de ensino e a prática docente na disciplina da graduação em
Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência,
cujo _corpus_ de análise consiste da percepção docente ao longo da dinâmica
metodológica da disciplina. Esta abordou os momentos de aulas expositivas,
sobre a participação do controle Social no SUS, e sua relação com a
“construção” de tecnologias de ensino para socialização das atividades,
realizadas pelos alunos organizados em grupos, por meio de atividades de
extensão em municípios pernambucanos. As estratégias metodológicas
consistiram em realizar entrevistas com um conselheiro de Saúde do município e
apresente o produto inovador. Logo, realizou-se a apresentação das
tecnologias através de jornal impresso, gravações de curtametragem e
portfólio. Constatou-se que a utilização de tecnologias educativas torna o
processo ensino-aprendizagem mais dinâmico proporcionando espaço de discussão
e reflexão sobre a teoria/prática vivenciada por os discentes. As TICs são
ferramentas poderosa no processo de mudanças implicando em novas formas de
construção e reflexão curricular e metodológicas, refletindo construção de
competência dos alunos em ler, escrever, pensar e agir em algumas temáticas1.
Para a Enfermagem a utilização das TICs é positiva, visto que otimiza os
ensinamentos das disciplinas ministradas ao longo da graduação, fornecendo um
maior suporte para a formação de profissionais competentes, críticos e
reflexivos acerca das dificuldades e desafios diários da profissão de
enfermeiro.
DESc: Educação em Enfermagem, Ensino, Tecnologias em saúde
**Área: **Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem
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Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Docente do Curso de enfermagem do
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE- Campus
Pesqueira.
e-mail:annacavalcanty@gmail.com
Referências: 1.Melo FNP, Damasceno MMC. A construção de um software educativo
sobre ausculta dos sons respiratórios. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(4):
563-9. |