Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8228930


8228930

PROJETO OLHO VIVO: APLICANDO O TESTE DE ACUIDADE VISUAL E ATIVIDADES LÚDICAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE VISUAL DE CRIANÇAS

Autores:
Maria Vitoria Hoffmann|hoffmann-vick@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Izabela Palitot da Silva|izabelapalitot@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Zuleyce Maria Lessa Pacheco|zuleyce.lessa@ufjf.edu.br|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Jéssica Correa Ferrugini|jjessicaferrugini@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|bolsista|ufjf ; Talita de Oliveira Felisbino|th.of@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|voluntária|ufjf

Resumo:
**Introdução:** O aparelho da visão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, sendo um estímulo motivador para a comunicação na escola e realização de atividades intelectuais e sociais, que exigem muito da sua acuidade visual, concomitantemente a saúde deste órgão do sentido torna-se um instrumento primordial no processo de aprendizagem** **.**Objetivos:**Oportunizar aos acadêmicos da Graduação de Enfermagem desenvolver ações de promoção da saúde visual de crianças em idade escolar; utilizando atividades lúdicas; Instrumentalizar os acadêmicos para a aplicação do Teste de Acuidade Visual. **Método: **Projeto Olho Vivo: aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFJF com parecer nº 715.363 e inscrito na Pró Reitoria de Extensão. Estudo quanti-qualitativo de delineamento transversal. Local do estudo: escolas públicas do município de Juiz de Fora. Instituições Parceiras: Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII, Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (setor de oftalmologia). Foram atendidas neste cenário 52 crianças onde todas realizaram consultas em janeiro de 2019 e diagnosticadas com déficit 3 crianças. Etapas do Projeto:Teatro;Entrevista não diretiva;Teste de Acuidade Visual. O lúdico como estratégia para promoção da saúde ocular constata-se nas falas:“Eu escolho a figurinha de número 2, porque Tá igual a pipoca pulando.” (PeriquitoM10)“O super enfermeiro deu um óculos para ela, primeiro a pipoca deu um que não tinha vista e depois um com vista.” (João de BarroM10);O papel da enfermagem na promoção da saúde ocular:O super enfermeiro estava ajudando a menina que estava achando a letra muito pequena (AgapórnisF8)Eu escolho a figurinha de número 3  tem o super enfermeiro examinando os olhos.”(TucanoF14).**Considerações Finais:**O emprego da ludicidade, no caso o teatro infantil, foi eficaz na educação para a saúde visual das crianças assistidas projeto, facilitou a aproximação dos acadêmicos com as crianças.


Referências:
Brasil. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2011/2020): projeto em tramitação no Congresso Nacional/ PL nº8035/2010/ organização: Márcia Abreu e Marcos Cordiolli. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. 106p. (Série ação parlamentar; n. 436) Dias IMAV, et al. Estudo da acuidade visual de crianças de uma escola do município de Juiz de Fora – MG. Rev. Enf- Centro Oeste. 2011. Fialho FA, et al. A enfermagem avaliando a acuidade visual de estudantes do ensino fundamental. Rev. Baiana de Enferm. 2011; 15(1):33-40. Medronho RA, et al. Epidemiologia. 2ª Edição. São Paulo: Atheneu, 2014. Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10° ed. São Paulo: 2007.