8191241 | EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NA FENOMENOLOGIA COMPREENSIVA SOCIOLÓGICA DE ALFRED SCHUTZ | Autores: Marta Pereira Coelho|martapereiracoelho@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Ies|universidade Federal do Espirito Santo ; Adriana Nunes Moares Partelli|adrianamoraes@hormail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Ies|universidade Federal do Espirito Santo ; Danieli da Silva Siqueira|danielisiqueira08@hotmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira Rede Publica|prefeitura Municipal de Jaguarè - Es |
Resumo: OBJETIVOS: Compreender a perspectiva da equipe de enfermagem acerca da
educação permanente no exercício de suas funções laborais. Compreender de que
forma acontece à educação permanente no dia a dia e Identificar os benefícios
da educação permanente para o exercício das funções laborais na prestação de
assistência de enfermagem. METODO: pesquisa qualitativa descritiva, realizado
por entrevista com questionário aberto, semi- estruturado, tendo caráter
sociológico fenomenológico. Coleta de dados realizada no município de São
Mateus-ES, em dezoito unidades. Entregue o Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido aos enfermeiros e técnicos de enfermagem no período de 2017/2 a
2018/2, aprovado pelo Comitê de Ética. RESULTADOS: emergiram três categorias
segundo fenomenologia de Alfred Schultz: Conhecer a EPS e aplicar na execução
do cuidado, Significado da EPS na atividade de cuidar e Projetar melhorias no
cuidado de enfermagem através da EPS. DISCUSSÃO: Relatam-se dificuldades
quanto à realização de ações de EPS nas instituições de saúde, principalmente,
no que consta à baixa adesão dos profissionais nas atividades educativas,
ocasionado pela resistência dos mesmos, por se considerarem detentores dos
conhecimentos necessários a promoção de saúde e ainda a falta de
disponibilização dos gestores para a qualificação na educação. CONCLUSÃO:
Identificou-se a importância da educação permanente, juntamente com suas
dificuldades na implantação da política de EPS, atribuído a grande demanda de
atendimento. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: percebe-se que os
profissionais desejam obter atualização das práticas visando à qualificação
nos conhecimentos e aperfeiçoamento das técnicas cotidianas para atender
melhor a população.
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