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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8191241


8191241

EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NA FENOMENOLOGIA COMPREENSIVA SOCIOLÓGICA DE ALFRED SCHUTZ

Autores:
Marta Pereira Coelho|martapereiracoelho@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Ies|universidade Federal do Espirito Santo ; Adriana Nunes Moares Partelli|adrianamoraes@hormail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Ies|universidade Federal do Espirito Santo ; Danieli da Silva Siqueira|danielisiqueira08@hotmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira Rede Publica|prefeitura Municipal de Jaguarè - Es

Resumo:
OBJETIVOS: Compreender a perspectiva da equipe de enfermagem acerca da educação permanente no exercício de suas funções laborais. Compreender de que forma acontece à educação permanente no dia a dia e Identificar os benefícios da educação permanente para o exercício das funções laborais na prestação de assistência de enfermagem. METODO: pesquisa qualitativa descritiva, realizado por entrevista com questionário aberto, semi- estruturado, tendo caráter sociológico fenomenológico. Coleta de dados realizada no município de São Mateus-ES, em dezoito unidades. Entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos enfermeiros e técnicos de enfermagem no período de 2017/2 a 2018/2, aprovado pelo Comitê de Ética. RESULTADOS: emergiram três categorias segundo fenomenologia de Alfred Schultz: Conhecer a EPS e aplicar na execução do cuidado, Significado da EPS na atividade de cuidar e Projetar melhorias no cuidado de enfermagem através da EPS. DISCUSSÃO: Relatam-se dificuldades quanto à realização de ações de EPS nas instituições de saúde, principalmente, no que consta à baixa adesão dos profissionais nas atividades educativas, ocasionado pela resistência dos mesmos, por se considerarem detentores dos conhecimentos necessários a promoção de saúde e ainda a falta de disponibilização dos gestores para a qualificação na educação. CONCLUSÃO: Identificou-se a importância da educação permanente, juntamente com suas dificuldades na implantação da política de EPS, atribuído a grande demanda de atendimento. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: percebe-se que os profissionais desejam obter atualização das práticas visando à qualificação nos conhecimentos e aperfeiçoamento das técnicas cotidianas para atender melhor a população.


Referências:
Schutz A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. Silva GPS, Jesus MCP, Merighi MAB, Domingos SRF, Oliveira DM. The experience of women regarding cesarean section from the perspective of social phenomenology. Online braz j nurs [internet]. 2014 Mar [cited year month Day]; 13 (1):5-14. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index. php/nursing/article/view/4214 Nasi C, Tocantins FR, Camatta MW, Schneider JF. Actions of Workers in a Psychosocial Care Center: A Social Phenomenological Perspective. Online braz j nurs [internet] 2015 Dec [cited year month day]; 14 (4):481-88. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4531 Merighi MAB, Jesus MCP, Domingos SRF, Olivieira DM, Baptista PPL. Being a nursing teacher, woman and mother: showing the experience in the ligth of social phenomenology. Rev.Latinoam.Enferm [Internet]. 2011 [cited 2013 march 07];164-70.Avalilable from: HTTP://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artext&pid=S1983-14472011000400011 Tavares RE, Tocantins FR. Nursing actions in primary care and the control of diseases preventable through vaccines. Rev Bras Enferm. 2015; 68(5):521-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680506i JESUS, M. C. P. et.al.A fenomenologia de Alfred Schutz e sua contribuição para a enfermagem. Rev.Esc. Enfer.USP, v. 47,n.3,p. 736-741, 2013. Disponível em: WWW.ee.usp.br/reeusp acesso em: 23 de abril de 2018.