8148994 | RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO E O DESIGN DA SIMULAÇÃO | Autores: Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Vanessa Caminha Aguiar Lopes|van.caminha@gmail.com|enfermeiro|mestre|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura||enfermeira|pós Doutorado|professora de Pós Graduação|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado||enfermeira|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|enfermeira|pós Doutorado|professora de Pós Graduação|universidade Federal do Piauí |
Resumo: OBJETIVOS: Analisar a relação entre o conhecimento em avaliação do risco para
lesão por pressão e o design da simulação clínica. MÉTODO: Estudo quase
experimental, realizado com estudantes de enfermagem em três momentos: antes
da aula, depois do cenário de simulação e após o _debriefing_. Foi
desenvolvido em laboratórios de simulação clínica avançada de duas
universidades brasileiras, localizadas nas regiões Nordeste e Sul. A
amostragem foi por conveniência e ficou composta por 155 estudantes. A
pesquisa foi autorizada pelas instituições e foi aprovada por Comitê de Ética.
RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 26,2 (±6,6) anos. A
média do escore de conhecimento antes da aula foi de 60,7% do escore máximo,
sendo que 72 (46,5%) foram classificados como bastante ou extremamente
eficazes; depois do cenário de simulação, a média correspondeu a 58,9%; após o
_debriefing_, a média foi de 66,6%, com 106 (68,4%) estudantes de enfermagem
classificados como bastante ou extremamente eficazes. Foram verificadas
correlações significativas entre o resultado do componente conhecimento obtido
ao final da estratégia e as características do _design _da simulação clínica
quanto aos objetivos e informações (p=0,007), _feedback _(p=0,041) e o escore
global (p=0,016). CONCLUSÃO: A simulação avançada requer a organização de
elementos do cenário que favoreçam a execução de casos clínicos com objetivos
bem definidos e discussão sistematizada na etapa de _debriefing _para fornecer
resultados satisfatórios no aumento do conhecimento de estudantes de
enfermagem. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A execução de
atividades de simulação clínica avançada direcionadas ao desenvolvimento de
habilidades técnicas ou de competências para lidar com situações exige
qualidade mínima na organização dos elementos do _design _da simulação.
Referências: Lestander Ö, Lehto N, Engström Å. Nursing Students´ Perceptions of Learning After High Fidelity Simulation: Effects of a Three-Step Post-Simulation Reflection Model. Nurse Educ Today 2016:40:219-24.
Medley CF, Horne C. Using simulation technology for undergraduate nursing education. Journal of Nursing Education 2005:44(1):31-4.
Miyazaki MY, Caliri MH, Santos CB. Knowledge on pressure ulcer prevention among nursing professionals. Rev Latino-Am Enferm 2010:18(6):1203-11. |