8146408 | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SEXUALIDADE ENTRE JOVENS NO CONTEXTO AMAZÔNICO | Autores: Alessandra Carla Santos de Vasconcelos Chaves|alebb23@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Políticas de Saúde No Cuidado de Enfermagem Amazônico Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (2011-2013).|docente Assistente I da ; Conceição Vieira da Silva Ohara|csilvaunifesp@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp|professora Titular da Escola Paulista de Enfermagem.|universidade Federal de São Paulo. ; Anderson da Silva Rosa|anderson.rosa@unifesp.br|enfermeiro|doutor Em Ciências Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.|professor Adjunto do Departamento Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem.|u ; Samantha Hasegawa Farias|samanthahf@gmail.com|fisioterapeuta|mestre Em Saúde Coletiva, Na Área de Epidemiologia, Pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp|docente Assistente I da Universidade Federal do Sul E Sudeste do Pará - Unifesspa|universidad ; Gesiany Miranda Farias|gesiany.farias@hotmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Pará – Ufpa.|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem – Ppgenf da Universidade Federal do Pará – Ufpa|universidade Federal do Pará |
Resumo: Trata-se de estudo sobre gênero e sexualidade, compreendendo este último como
um campo da vida social que engloba regras e significados conforme o contexto
cultural. **Objetivo:** Busca identificar a estrutura das representações
sociais sobre sexualidade entre adolescentes no contexto Amazônico, levando em
consideração a categoria “gênero”. **Método:** A pesquisa é de natureza
descritiva, fundamentada pela Teoria do Núcleo Central das Representações
Sociais, e foi desenvolvida com 101 jovens de uma escola pública de Belém do
Pará. Os dados foram coletados por meio de evocações livres ao termo indutor
“sexualidade” e analisados pelo _software_ openEvoc 0.84, que gerou um quadro
correspondente à provável estrutura da representação.** Resultados: **O núcleo
central foi integrado pelos elementos “gravidez, doenças, primeira vez,
orgasmo e menstruação”. O sistema periférico constituiu-se em maior frequência
por: “sexo, transar e gozar”, na primeira periferia; “camisinha, prazer e
prevenir”, na segunda periferia; “esperma, pênis e gay”, na zona de contraste.
**Discussão:** Comparando a estrutura das representações por sexo, observa-se
que são diferentes. Para os adolescentes, os elementos principais são “sexo”,
“transar” e “orgasmo”, isto é, associam a sexualidade à prática sexual e busca
do prazer corporal. Por outro lado, no núcleo representacional das
adolescentes as três palavras mais prontamente evocadas foram “gravidez”,
“doenças” e “primeira vez”, as quais evidenciam uma atitude de cuidado e
responsabilidade com a saúde sexual e reprodutiva. **Considerações finais:**
As representações sociais e simbólicas de meninos e meninas sobre sexualidade
estão intimamente relacionadas aos estereótipos de gênero, socialmente e
historicamente construídos. **Contribuições para a Enfermagem:** O enfermeiro
deve ter sua prática ancorada nos debates em torno da construção cultural do
gênero e da sexualidade, contribuindo para a melhoria do contexto de
desigualdade e violência vivenciados por jovens amazônicos.
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