8123296 | PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE NIVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM ACERCA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA | Autores: Jessica do Nascimento Rezende|jessiiica_rezende@hotmail.com|enfermeira|enfermeira Especialista Em Saúde Mental|enfermeira|ipub Ufrj ; Egle Pires Santos||enfermeira|enfermeira|professora de Pós-graduação Em Docência Em Enfermagem da Faculdade Unyleya.|faculdade Unyleya ; Rosa Gomes dos Santos Ferreira||enfermeira|doutoranda|enfermeira|ipub Ufrj ; Rogéria Maria Nascimento||enfermeira|mestre|enfermeira|eean-ufrj ; Maria Angélica de Almeida Peres||enfermeira|doutora|professora Associada Eean-ufrj|eean-ufrj |
Resumo: **Introdução:** Apresentamos um breve estudo acerca da percepção dos estudantes de nível médio em Enfermagem, no referente a sua compreensão sobre os conceitos de “Rede de Saúde Mental”, acreditando ser este conhecimento, indispensável à formação destes. **Objetivos:** Analisar a percepção dos estudantes de nível médio em Enfermagem a respeito da Reforma Psiquiátrica Brasileira. **Método:** Abordagem qualitativa, tipologia descritiva e exploratória, adotando-se como recurso, a pesquisa bibliográfica, através da utilização dos descritores exatos “Enfermagem Psiquiátrica”; “Cuidado de Enfermagem”; “Aprendizagem”, para busca de artigos completos, dissertações e teses indexadas, em inglês e português, no recorte temporal alusivo aos últimos cinco anos, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. **Resultados:** Após a leitura do encontrado, sob forma flutuante, seguida por análise de imersão e reflexão, concluiu-se que parte significativa do material, aponta que os estudantes do curso técnico em enfermagem, pouco compreendem as questões intrínsecas à saúde mental e psiquiatria, bem como seus conceitos, tal como a Rede de Atenção Psicossocial e Reforma Psiquiátrica. Em linhas gerais, se adaptam ao trabalho nesta especialidade, por repetição, ao se deparar com ela, em seu cotidiano. **Contribuições:** A Reforma Psiquiátrica é realidade aplicada ao SUS (Sistema Único de Saúde), apesar das dificuldades em implantar essa forma de cuidado substitutiva ao modelo manicomial. A formação do nível médio deve contemplar a discussão no que tange à atenção psicossocial, cabendo aos docentes, discutir este percurso sócio histórico, aliando os aspectos práticos, desmistificando a especialidade da saúde mental, agregando-a aos ambientes do Cuidado de Enfermagem.
Referências: 1. DANTAS, RAS. AGUILLAR, OM. O ensino médio e o exercício profissional no contexto da enfermagem brasileira. Visualizada em 29 de agosto de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v7n2/13458
2. SOUZA, MC. AFONSO, MLM. Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da Reforma Psiquiátrica. Visualizada em 27 de agosto de 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202015000300004
3. VILLELA, SC. SCATENA, MCM. A enfermagem e o cuidar na área de saúde mental. Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Visualizada em: 01 de setembro de 2018. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/2670/267019631022/ |