Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8102748


8102748

EMPENHANDO-SE EM PROMOVER UM ENSINO SIGNIFICATIVO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO: VIVÊNCIA DO DOCENTE DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Edmara Bazoni Soares Maia|maiaedmara@ronaldomaia.com.br|enfermeira|doutor|professor|escola Paulista de Enfermagem/unifesp ; Conceição Vieira da Silva Ohara|csilvaunifesp@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor Titular|escola Paulista de Enfermagem/unifesp ; Circea Amalia Ribeiro|caribeiro@unifesp.br|enfermeiro|doutor|professor Associado Aposentado|escola Paulista de Enfermagem/unifesp

Resumo:
**Objetivo:** compreender a vivência do professor no processo do ensino do Brinquedo Terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem e construir um Modelo Teórico representativo dessa vivência. **Método:**  Estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Teoria Fundamentada nos Dados como metodológico. Participaram do estudo 18 docentes e três enfermeiros e o cenário foram as disciplinas que envolvem o ensino teórico e prático do Brinquedo Terapêutico. Os dados foram coletados por Observação Participante e Entrevista Semiestruturada e analisados concomitantemente à coleta. **Resultados:** Revelou-se dois fenômenos: Mobilizando-se para que o ensino do BT torne-se realidade no curso de graduação em Enfermagem representa o movimento empreendido pelo docente para garantir que esse ensino torne-se realidade e ofereça subsídios para um cuidado qualificado à criança e Preocupando-se em oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa revela seu empenho para que as ações planejadas tornem-se realidade, possibilitando ao aluno interagir com um ensino teórico ativo e vivenciar o BT na prática clínica; seu esforço para ultrapassar as dificuldades, e como se fortalece com as interações e transformações positivas que esse ensino provoca, fazendo com que siga esperançoso, vislumbrando um futuro em que o cuidado seja provido de maior qualidade, com a incorporação sistemática do BT**. Considerações Finais: **Embora o BT esteja sendo ensinado e seja reconhecido pelos docentes como a linguagem da criança e importante no cuidado pediátrico, ele ainda não é o idioma da Disciplina Enfermagem Pediátrica, havendo a necessidade de ações urgentes para que seu ensino seja, de fato, incorporado por todos os professores envolvidos no ensino da saúde da criança. * * *


Referências:
Azarnoff P. The care of children in hospitals: an overview. Journal of Pediatric Psychology. 1976; 1(4): 5-6. Davies R. Marking the 50th anniversary of the Platt Report: from exclusion, to toleration and parental participation in the care of the hospitalized child. Journal of Child Health Care. 2010; 14(1): 6-23. Lambert V, Coad J, Hicks P, Glacken M. Young children`s perspectives of ideal physical design features for hospital-built environments. Journal of Child Health Care. 2014; 18(1): 57-71. American Academy of Pediatrics. Child Life Services. Committee on Hospital Care and Child Life Council. Pediatrics. 2014; 133(5): e1471-e1478. Steele, S. Concept of communication. In: Child health and the family. New York: Massan, 1981, p.710-38. Green CS. Understanding children’s needs through therapeutic play. Nursing. 1974; 4(10): 31-2. Vessey JA; Mahon MM. Therapeutic play and the hospitalized child. J Pediat. Nurs. 1990; 5(5): 328-33. Tarozzi M. O que é a Grounded Theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petropolis: Ed Vozes, 2011.