8096028 | AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO SOCIOPOÉTICO | Autores: Thainá Oliveira Lima|oliveira.thina@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal Fluminense ; Claudia Mara de Melo Tavares|claudiamarauff@gmail.com|enfermeira|pós - Doutora|professora Titular|universidade Federal Fluminense |
Resumo: Objetivo: Identificar conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem
relacionado com as competências socioemocionais no curso de graduação em
enfermagem. Método: Estudo de abordagem qualitativa, na perspectiva
sociopoética. Participaram do dispositivo do grupo-pesquisador 13 estudantes,
dos 2 últimos períodos do curso de graduação em enfermagem, regularmente
matriculados, maiores de 18 anos e de ambos os sexos. Análise qualitativa dos
dados mediante a transcrição, categorização e análise dos resultados.
Resultados: São inexistentes as orientações sobre as emoções na graduação,
pois não há no currículo um conteúdo, disciplina ou atividade que aponte para
este tema e nem mesmo uma perspectiva docente/acadêmica que considere essa
abordagem de forma transversal e contínua. Conclusão: Este estudo possibilitou
analisar a dimensão socioemocional dos estudantes de enfermagem, identificou
que não há conteúdos na graduação voltados para a temática, e assim propor
mudanças e a abertura de novos espaços de discussão e a interação do tema ao
ambiente universitário. Contribuições para a enfermagem: a investigação sobre
as competências socioemocionais em enfermagem tem como objetivo auxiliar no
desenvolvimento de estratégias para cuidado e formação profissional mais
segura e sensível.
Referências: Diogo, P. Trabalho com as emoções em Enfermagem Pediátrica: Um processo de metamorfose da experiência emocional no acto de cuidar. Loures, Portugal: Lusociência [researchgate] 2012 outubro-dezembro. [acesso 20 fevereiro]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259382793
Tavares, CMM. Como desenvolver experimentações estéticas para produção de dados na pesquisa sociopoética e abordagens afins? Revista Pró-Universus [revista em internet] 2016 julho-dezembro. [acesso 19 fevereiro de 2019] 07 (3): 26-31. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/660 |