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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 8011098


8011098

SAÚDE MENTAL POSITIVA EM INSTUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Claudia Maria Messias|marimessi1512@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Patrícia Veras Neves de Oliveira|patriciaversenfermeira@gmail.com|enfermeiro|mestre|enfermeira|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Elaine Antunes Cortez|nanicortez@hotmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Jorge Luiz Lima|jorgeluizlima@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff

Resumo:
Introdução: A saúde mental está na agenda da saúde pública de todo o mundo. Sabe-se hoje que as perturbações mentais afetam todas as faixas etárias e são responsáveis por elevados custos sociais e econômicos (Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental. Este estudo tem como objetivo descrever estratégias de abordagem de saúde mental positiva em instituição do ensino superior. Metodologia: apresentando a seguinte pergunta de pesquisa: que estratégias são programadas na promoção da saúde mental positiva em instituições do ensino superior?   A partir bibliotecas virtuais selecionadas, a saber: National Library of Medicine (PubMed), SciVerse Scopus, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados:  Foram encontrados 10 artigos que abordaram as seguintes temáticas:  a saúde mental positiva dos estudantes universitários, programa de saúde mental positiva de professores, avaliação da saúde mental positiva de discentes de enfermagem e Saúde Mental Positiva Ocupacional: proposta de modelo teórico para abordagem positiva da saúde mental no trabalho. Estas estratégias relacionam-se com a saúde mental, uma vez que podem moderar o impacto dos acontecimentos de vida, aumentando os níveis de bem-estar psicológico (alegria, satisfação e prazer de viver) e reduzindo o sofrimento (ansiedade, depressão e perda de controle emocional/comportamental). Conclusão: Este trabalho tem como implicação para enfermagem na realização da monitorização deste programa de abordagem de saúde mental, colaborando com as instituições de ensino superior de enfermagem na priorização e implementação, de modo a proporcionar uma resposta precoce e adequada a todos os docentes e discentes de enfermagem, que por uma razão ou outra, se encontram com maior vulnerabilidade mental.


Referências:
VÁZQUEZ-COLUNGA, J. C. Diseño, validez y fiabilidad de un instrumento multidimensional para medir la salud mental positiva ocupacional. 2017. Tesis (Doctorado Interinstitucional en Psicología) – Centro Universitario de Ciencias de la Salud, Universidad de Guadalajara, México, DF, 2017. VÁZQUEZ-COLUNGA, J. C.; PANDO-MORENO, M.; COLUNGA-RODRÍGUEZ, C. Psychometric properties of OPMH-40, a survey for the evaluation of the Occupational Positive Mental Health. Psychology, Irvine, v. 8, n. 3, p. 424-435, 2017. VÁZQUEZ-COLUNGA, J. C. et al. Nivel de salud mental positiva ocupacional en profesores universitarios. Revista Educ@rnos, México, DF, v. 6, n. 22-23, p. 135-148, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.