8011098 | SAÚDE MENTAL POSITIVA EM INSTUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Claudia Maria Messias|marimessi1512@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Patrícia Veras Neves de Oliveira|patriciaversenfermeira@gmail.com|enfermeiro|mestre|enfermeira|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Elaine Antunes Cortez|nanicortez@hotmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff ; Jorge Luiz Lima|jorgeluizlima@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal Fluminense/eeaac/uff |
Resumo: Introdução: A saúde mental está na agenda da saúde pública de todo o mundo.
Sabe-se hoje que as perturbações mentais afetam todas as faixas etárias e são
responsáveis por elevados custos sociais e econômicos (Comissão Nacional para
a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental. Este estudo tem como objetivo
descrever estratégias de abordagem de saúde mental positiva em instituição do
ensino superior. Metodologia: apresentando a seguinte pergunta de pesquisa:
que estratégias são programadas na promoção da saúde mental positiva em
instituições do ensino superior? A partir bibliotecas virtuais selecionadas,
a saber: National Library of Medicine (PubMed), SciVerse Scopus, Cummulative
Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-
Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Foram
encontrados 10 artigos que abordaram as seguintes temáticas: a saúde mental
positiva dos estudantes universitários, programa de saúde mental positiva de
professores, avaliação da saúde mental positiva de discentes de enfermagem e
Saúde Mental Positiva Ocupacional: proposta de modelo teórico para abordagem
positiva da saúde mental no trabalho. Estas estratégias relacionam-se com a
saúde mental, uma vez que podem moderar o impacto dos acontecimentos de vida,
aumentando os níveis de bem-estar psicológico (alegria, satisfação e prazer de
viver) e reduzindo o sofrimento (ansiedade, depressão e perda de controle
emocional/comportamental). Conclusão: Este trabalho tem como implicação para
enfermagem na realização da monitorização deste programa de abordagem de saúde
mental, colaborando com as instituições de ensino superior de enfermagem na
priorização e implementação, de modo a proporcionar uma resposta precoce e
adequada a todos os docentes e discentes de enfermagem, que por uma razão ou
outra, se encontram com maior vulnerabilidade mental.
Referências: VÁZQUEZ-COLUNGA, J. C. Diseño, validez y fiabilidad de un instrumento multidimensional para medir la salud mental positiva ocupacional. 2017. Tesis (Doctorado Interinstitucional en Psicología) – Centro Universitario de Ciencias de la Salud, Universidad de Guadalajara, México, DF, 2017. VÁZQUEZ-COLUNGA, J. C.; PANDO-MORENO, M.; COLUNGA-RODRÍGUEZ, C. Psychometric properties of OPMH-40, a survey for the evaluation of the Occupational Positive Mental Health. Psychology, Irvine, v. 8, n. 3, p. 424-435, 2017. VÁZQUEZ-COLUNGA, J. C. et al. Nivel de salud mental positiva ocupacional en profesores universitarios. Revista Educ@rnos, México, DF, v. 6, n. 22-23, p. 135-148, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016. |