7998983 | O EMPREGO DO TEATRO COMO FERRAMENTA LÚDICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Autores: Lucas Roque Matos|lucasroque.enf@gmail.com|enfermeiro|bacharel Em Enfermagem|mestrando No Programa Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Juiz de Fora ; Izabela Palitot da Silva|izabelapalitot@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde|professora Assistente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Larissa Rodrigues Esteves|lari_larissaesteves@hotmail.com|enfermeira|bacharela Em Enfermagem|bacharela Em Enfermagem|universidade Federal de Juiz de Fora ; Maria Vitória Hoffmann|hoffmann_vick@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Federal de Juiz de Fora ; Zuleyce Maria Lessa Pacheco|zuleyce.lessa@ufjf.edu.br|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo: A visão é um sentido complexo e que desempenha múltiplas funções como a
detecção, codificação e interpretação de imagens além de possibilitar o
processo de aprendizagem, a interação social e a comunicação. O emprego do
lúdico é uma rica ferramenta metodológica no desenvolvimento de ações e
propostas vinculadas à Educação em Saúde com crianças e adolescentes. Neste
sentido, o projeto de extensão “_Olho Vivo: analisando a acuidade visual de
crianças e adolescentes e o emprego do lúdico no cuidado de Enfermagem_” tem
utilizado o teatro como instrumento da promoção da saúde visual destes grupos,
tendo como objetivo descrever se e como as crianças e os adolescentes
compreendem as ações de promoção da saúde visual expostas além de identificar
se essas atividades lúdicas foram, de fato, uma metodologia apropriada para
que alcançassem a apreensão sobre a importância do Teste de Acuidade Visual e
da promoção da saúde visual. A metodologia desta pesquisa é exploratória,
descritiva e de natureza qualitativa, a qual foi desenvolvida em um Colégio
Federal com as quatro turmas da primeira série do Ensino Fundamental
envolvendo aproximadamente 55 crianças entre 6 a 7 anos de idade, de ambos os
sexos. Para a coleta dos dados foram empregadas a técnica da imagem
fotográfica; a entrevista não diretiva e a técnica da associação livre de
ideias construída a partir de imagens fotográficas. No âmbito da análise foi
utilizada a análise temática ou categorial de Bardin que resultou em duas
categorias, a partir das quais, observou-se a eficácia do teatro na promoção
da saúde ocular das crianças participantes, uma vez que forneceu a compreensão
das informações encenadas. Desta maneira, reitera-se a imprescindibilidade do
profissional de Enfermagem na prática de ações de prevenção, promoção e
recuperação da saúde ocular.
Referências: ÁVILA M et al. As Condições da Saúde Ocular no Brasil. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 2015. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/932454/as-condi%C3%A7%C3%B5es-da-sa%C3%BAde-ocular-no-brasil.
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