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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7998983


7998983

O EMPREGO DO TEATRO COMO FERRAMENTA LÚDICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE OCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores:
Lucas Roque Matos|lucasroque.enf@gmail.com|enfermeiro|bacharel Em Enfermagem|mestrando No Programa Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Juiz de Fora ; Izabela Palitot da Silva|izabelapalitot@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde|professora Assistente|universidade Federal de Juiz de Fora ; Larissa Rodrigues Esteves|lari_larissaesteves@hotmail.com|enfermeira|bacharela Em Enfermagem|bacharela Em Enfermagem|universidade Federal de Juiz de Fora ; Maria Vitória Hoffmann|hoffmann_vick@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Federal de Juiz de Fora ; Zuleyce Maria Lessa Pacheco|zuleyce.lessa@ufjf.edu.br|enfermeira|doutora|professora Adjunta|universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo:
A visão é um sentido complexo e que desempenha múltiplas funções como a detecção, codificação e interpretação de imagens além de possibilitar o processo de aprendizagem, a interação social e a comunicação. O emprego do lúdico é uma rica ferramenta metodológica no desenvolvimento de ações e propostas vinculadas à Educação em Saúde com crianças e adolescentes. Neste sentido, o projeto de extensão “_Olho Vivo: analisando a acuidade visual de crianças e adolescentes e o emprego do lúdico no cuidado de Enfermagem_” tem utilizado o teatro como instrumento da promoção da saúde visual destes grupos, tendo como objetivo descrever se e como as crianças e os adolescentes compreendem as ações de promoção da saúde visual expostas além de identificar se essas atividades lúdicas foram, de fato, uma metodologia apropriada para que alcançassem a apreensão sobre a importância do Teste de Acuidade Visual e da promoção da saúde visual. A metodologia desta pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa, a qual foi desenvolvida em um Colégio Federal com as quatro turmas da primeira série do Ensino Fundamental envolvendo aproximadamente 55 crianças entre 6 a 7 anos de idade, de ambos os sexos. Para a coleta dos dados foram empregadas a técnica da imagem fotográfica; a entrevista não diretiva e a técnica da associação livre de ideias construída a partir de imagens fotográficas. No âmbito da análise foi utilizada a análise temática ou categorial de Bardin que resultou em duas categorias, a partir das quais, observou-se a eficácia do teatro na promoção da saúde ocular das crianças participantes, uma vez que forneceu a compreensão das informações encenadas. Desta maneira, reitera-se a imprescindibilidade do profissional de Enfermagem na prática de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde ocular.


Referências:
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