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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7988412


7988412

ATIVIDADES DE INICIANTES CIENTÍFICOS EM PESQUISAS INTERDISCIPLINARES

Autores:
Denilsen Carvalho Gomes|deni.gomesc@gmail.com|enfermeira|mestre Em Tecnologia Em Saúde|doutoranda Em Tecnologia Em Saúde|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Angélica Arps de Ramos|angelica.arps.ramos@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|estudante E Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Fernanda Broering Gomes Torres|ferbroering@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Tecnologia Em Saúde|professora do Curso de Enfermagem|centro Universitário Unidombosco ; Deborah Ribeiro Carvalho|ribeiro.carvalho@pucpr.br|cientista da Computação|doutora Em Computação E Em Informática Aplicada|professora do Programa de Pós-graduação Em Tecnologia Em Saúde|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Marcia Regina Cubas|marciacubas@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora do Programa de Pós-graduação Em Tecnologia Em Saúde|pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo:
ATIVIDADES DE INICIANTES CIENTÍFICOS EM PESQUISAS INTERDISCIPLINARES O consumo e a produção de conhecimento devem ser incentivados na graduação(1). No ensino da enfermagem, destaca-se a importância de trabalhos que integrem diferentes áreas(2), sendo a iniciação científica uma oportunidade de inserção em pesquisas interdisciplinares que respondam às necessidades atuais. **Objetivo:** Descrever as atividades realizadas por acadêmicos de enfermagem, inseridos em programa de iniciação científica, em pesquisas vinculadas a um programa de pós-graduação interdisciplinar. **Método:** Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades realizadas por acadêmicos de enfermagem em programa de iniciação científica. As atividades estavam vinculadas às pesquisas desenvolvidas em um programa de pós-graduação interdisciplinar - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. **Resultados: **As atividades realizadas foram: a) utilização de ferramenta computacional para extração de termos de artigos científicos, como etapa inicial para a construção de um subconjunto terminológico da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®, direcionado às pessoas com úlceras vasculogênicas;  b) normalização de termos quanto ao gênero, número e tempo verbal e adequação de sinonímia, para a construção de banco de termos de enfermagem; c) identificação de dados de diagnósticos/resultados de enfermagem, constantes em um subconjunto terminológico CIPE® direcionado ao autocuidado da pessoa com estomia intestinal, para a representação de registros eletrônicos baseados em um padrão de interoperabilidade. **Conclusão:** As atividades realizadas contribuíram para a formação dos alunos, estabelecendo relações entre a informática e a enfermagem e colaborando para a construção de tecnologias leve-duras. **Contribuições para a enfermagem: **A inserção de acadêmicos de enfermagem em trabalhos de iniciação científica, vinculados às pesquisas interdisciplinares, colabora para a interface entre áreas distintas e para a construção de um conhecimento capaz de integrar diferentes saberes, fortalecendo a prática e a consolidação da enfermagem.


Referências:
1. Giacchero KG, Miasso AI. A produção científica na graduação em enfermagem (1997 a 2004): análise crítica. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2006 [citado em 2019 30 de abril]; ;8(3):431-40. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a14.htm 2. Berardinelli LMM, Santos MLSC. Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2005 [citado em 2019 30 de abril]; 14(3):419-426. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000300014&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000300014.