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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7951433


7951433

CENTRAL DE TELECUIDADO: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores:
Tallita Mello Delphino Machado|tallitamell@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde (uff)|doutoranda No Programa Acadêmico Em Ciências do Cuidado Em Saúde - Paccs|universidade Federal Fluminense ; Rosimere Ferreira Santana|rosifesa@gmail.com|enfermeira|pós-doutorado Em Enfermagem|professora Adjunta – Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgico da Universidade Federal Fluminense – Uff|universidade Federal Fluminense ; Ana Beatriz Serra Hercules|anabeatriz.absh@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|bolsista Bipic|acadêmica de Enfermagem Na Eeaac - Uff|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**CENTRAL DE TELECUIDADO: UMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM** **Objetivo:** Relatar o desenvolvimento e aplicabilidade de uma Central de Telecuidado como intervenção de enfermagem. **Método:** Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um projeto tecnológico financiado para criação de uma rede inteligente de Tecnologias da Comunicação e Informação para acompanhar por telefone adultos e idosos utilizando um software on-line para realização das intervenções. **Resultado:** O sistema de informação possibilitou a intervenção por telefone de forma sistematizada, bem como o armazenamento dos dados coletados. A construção do software resultou em um sistema com oito telas: 1ª tela - Identificação de usuário (login e senha); 2ª tela - Painel Inicial; 3ª tela - Ajuda; 4ª tela - Paciente, que é composto por novos cadastros, visualizar e/ou atualizar cadastro, diagnóstico, patologia, cirurgias; 5ª tela: Clínica, que corresponde aos pólos de atendimento e especialidades; 6ª tela: Agenda, com as datas que as ligações devem ser realizadas; 7ª tela: Protocolos de ligação de cada especialidade cadastrada no sistema; 8ª tela: Configurações. No exemplo adotado, de seguimento de facectomia, demonstrou-se a demanda aumentada de orientações no 1º e 4º dia de pós-operatório, referente ao controle do desconforto, uso do tampão ocular, limpeza do olho operado, utilização do colírio, uso dos óculos escuros e orientações quanto ao autocuidado. **Conclusão:** O acompanhamento por telefone realizado pela enfermeira pode favorecer a continuidade do cuidado dos adultos e idosos e, principalmente, assentar o cuidado de enfermagem na era tecnológica sem perder sua essência. **Contribuições para a Enfermagem:** O telecuidado utilizado por enfermeiros pode ser uma estratégia para o processo educativo, para a identificação de sinais de complicações de saúde e orientação à procura do atendimento de saúde. As tecnologias incorporadas na prática clínica são uma importante ferramenta, desde que sejam integradas ao cuidado humano nas suas múltiplas dimensões.


Referências:
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