7931718 | ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NO CENTRO DE MEMÓRIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS NA GRADUAÇÃO | Autores: Mayra Raquel Fantinati dos Reis|mayrafanreis@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal de Minas Gerais ; Rita de Cássia Marques|rcmarques23@gmail.com|historiadora|doutora|professora da Eeufmg|universidade Federal de Minas Gerais ; Fernanda Batista Oliveira Santos|fernandabosufmg@gmail.com|enfermeira|doutora|professora da Eeufmg|universidade Federal de Minas Gerais ; Fernanda Alves dos Santos Carregal|fernanda.carregal@hotmail.com|enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante de Pós Graduação|universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: **ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NO CENTRO DE MEMÓRIA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS NA GRADUAÇÃO**
_Mayra Raquel Fantinati dos Reis_[1]__
Rita de Cássia Marques [2]
Fernanda Batista Oliveira Santos[3]
Fernanda Alves dos Santos Carregal4
**Objetivo:** Relatar experiência de participação em atividades de projeto extensionista do Centro de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. **Método:** Relato das experiências vivenciadas por bolsista de extensão do projeto que oportuniza visitas ao Centro de Memória socializando a História da Enfermagem e discussões em torno da profissão do enfermeiro. As visitas são conduzidas por docente e estudantes de graduação ou pós-graduação. **Resultados:** As visitas guiadas tornaram-se um projeto de extensão no início de 2019, até o momento o espaço já recebeu mais de 400 visitantes, entre eles futuros técnicos, estudantes e profissionais da Enfermagem de instituições públicas e privadas. Alguns dados são coletados no agendamento da visita e encaminhados para um banco de informações que dá suporte as atividades extensionistas, auxiliando na elaboração da palestra inicial que antecede a visita ao espaço museográfico. É encaminhado um questionário aos professores que fazem o agendamento da visita guiada com o intuito de coletar suas opiniões sobre o ensino de História de Enfermagem e Epistemologia do Cuidado bem como temas que eles gostariam de discutir em eventos organizados pelo Centro de Memória. Todas estas informações que fazem parte do banco de dados constituem o escopo de trabalho do bolsista e permite que ele cumpra com a razão máxima extensionista: a devolutiva deste espaço para a sociedade mineira. **Considerações Finais:** O contato do acadêmico com projetos de extensão o aproxima de competências essenciais para formação profissional e o contato com o público e com a história e episteme do cuidado são experiências enriquecedoras para a configuração da identidade profissional. C**ontribuições para Enfermagem:** O projeto de extensão contribui para a preservação da memória coletiva e favorece o processo de apropriação do conhecimento de enfermagem. Além disso, é uma potente ferramenta para o fortalecimento e resgate da história da enfermagem.
* * *
[1] Estudante de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais.
[2] Departamento de Enfermagem Aplicada. Universidade Federal de Minas Gerais.
[3] Departamento de Enfermagem Básica. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientadora
4 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal
de Minas Gerais.
Referências: Divino AEA, Oliveira CEL, Costa CAC, Souza Neta HR, Campos LS, Menezes RMJ, Cabral SCS. A extensão universitária quebrando barreiras. CGHS. 2013; 1(16):135-40.
Moura LFA, Piaulino RJB, Araújo IF, Moura MS, Lima CCB, Evangelista LM, Lima MDM. Impacto de um projeto de extensão universitária na formação do profissional de egressos de uma universidade pública. Rev Odontol UNESP. 2012; 41(6):348-52. |