7886707 | USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA (SR) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Amanda Gabriela da Costa Fonseca|enfgabi84@gmail.com|enfermeira|especialista Em Gestão do Trabalho E Na Educação da Saúde|mestranda|universidade Federal de Mato Grosso ; Kamilla Rodrigues Leite|kamilla_rodriguess@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Obstetrícia|mestranda|universidade Federal de Mato Grosso ; João Pedro Neto de Sousa|jpneto_@live.com|enfermeiro|bacharel Em Enfermagem|mestrando|universidade Federal de Mato Grosso ; Thalison Fernandes Pinheiro|thalisonfp@gmail.com|enfermeiro|bacharel Em Enfermagem|mestrando|universidade Federal de Mato Grosso |
Resumo: **Introdução: **A Simulação Realística (SR), é uma estratégia de ensino relevante, eficaz e inovadora, devendo ser implementada, otimizando o processo de ensino-aprendizagem. Fundamentada na metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), estimula no aluno raciocínio clínico e crítico, permitindo treinar competências e habilidades. Amplia a confiança na atuação da prática clínica real, aproximando-o da realidade assistencial, minimizando riscos e aprimorando a atuação com o paciente, família e equipe. Segue três passos importantes: planejamento e preparo do cenário; aplicação do cenário ao discente e “Debriefing”.** Objetivo: **Descrever experiência na realização da SR e sua aplicabilidade no ensino de enfermagem**.** **Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência resultado de atividade de ensino, registrado na estrutura de portifólio, desenvolvido na disciplina de Metodologia do Ensino Superior, do programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. **Resultados:** Vivenciar essa metodologia despertou misturas de sentimentos. O constrangimento de estar sendo avaliada pelos facilitadores e olhares atentos dos colegas de sala e nervosismo. A insegurança sobressai ao autocontrole, dificultando executar as ações necessária para o cenário que nos foi proposto. **Considerações finais:** Com o repetir da situação no cenário elaborado, pude perceber a possibilidade de aprimorar as técnicas necessárias para desenvolver um cuidado eficiente e eficaz. O feedback ao final da atividade é de extrema importância visto que é o momento de reconhecer os erros e através deles elaborar novos métodos para otimizar o cuidado. **Contribuições para enfermagem: **Na enfermagem a SR é uma técnica de ensino que utiliza tecnologias para reproduzir cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar os processos.
Referências: COSTA, RRO; MEDEIROS, SM; MARTINS, JCA; COUTINHO, VRD. A simulação no ensino de enfermagem: reflexões e justificativas a luz da bioética e dos direitos Humanos. Acta Bioethica [revista online], 24(1): 31-38, 2018. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-569X2018000100031
Espadaro, RF. Simulação Realística na formação em enfermagem: percepção de docentes e discentes. São Paulo: Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2017. Dissertação Mestrado em Ciências da Educação.
Pazin Filho A, Scarpelini S. SIMULAÇÃO: DEFINIÇÃO. RMRP [Internet]. 30jun.2007 [citado 10maio2019];40(2):162-6. Disponível em: http://www.journals.usp.br/rmrp/article/view/312
Turole, Daniele Cristina Sandy. Simulação realística como recurso metodológico no ensino de graduação em enfermagem: percepção do aluno [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2016 [citado 2019-05-10]. Doi: 10.11606/D.22.2017.tde-04042017-151949 |