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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7843751


7843751

SALA DE ESPERA: UMA FERRAMENTA DE VÍNCULO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PROTAGONIZADA POR ACADÊMICOS.

Autores:
Gabriela Estevam Satiro dos Santos|gabrielaestevamenf@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|enfermagem|interna Atenção Básica|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Anna Beatriz Artigues de Araujo Vieira|beatrizartigues@gmail.com|enfermeira|pós Graduada Em Atenção Básica|enfermeira Em Estratégia Saúde da Família|faculdade Arthur Sá Earp Neto ; Larissa Damazio|larissadamazio7@gmail.com|acadêmica de Nutrição|nutrição|interna Atenção Básica|faculdade Arthur Sá Earp Neto

Resumo:
**OBJETIVO:** Utilizar a sala de espera como instrumento no processo de aprendizagem dos acadêmicos; realizar sala de espera baseada nas respostas humanas do público envolvido na assistência de enfermagem relacionado ao sentimento saudade**. METODO**: Relato de experiência em caráter quanti- qualitativo. Foi realizado em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, PSF Estrada da Saudade I, localizado no Município de Petrópolis – RJ. O público alvo se deu por pacientes que aguardavam atendimento dos profissionais da Unidade. A ação consistiu na montagem de uma árvore (intitulada como árvore da saudade fazendo referência ao dia e ao local em que o PSF fica situado). Metaforicamente, o que fez a árvore florescer foram os relatos dos pacientes sobre o que eles sentem saudade. **RESULTADOS:** Total de 14 participantes sendo que 4 pessoas citaram mais de uma saudade. Totalizando 18 respostas. Essas respostas foram dividias em 3 categorias. Onde 67% dos participantes sentem saudade de pessoas, 22% de um período da vida e 11% de sensações. A segunda etapa da dinâmica se deu em uma roda de conversa sobre como era trabalhado esses sentimentos, a partir da ressignificação de sentimentos negativos para positivos. **CONCLUSÃO: ** A condução foi divertida e acolhedora. Mostrando uma participação maior do que nas atividades formais. Por este motivo foi considerada uma prática inovadora por ser geradora de bem-estar  para todos os envolvidos, favorecendo o vínculo e a integralidade da assistência. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Acredita-se que esse tipo de intervenção possa favorecer o processo de aprendizado dos acadêmicos, os princípios do SUS sejam abordados e a consulta de enfermagem possa se ampliar de forma concreta e dinâmica a partir das respostas humanas dos pacientes. **OBJETIVO:** Utilizar a sala de espera como instrumento no processo de aprendizagem dos acadêmicos; realizar sala de espera baseada nas respostas humanas do público envolvido na assistência de enfermagem relacionado ao sentimento saudade**. METODO**: Relato de experiência em caráter quanti- qualitativo. Foi realizado em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, PSF Estrada da Saudade I, localizado no Município de Petrópolis – RJ. O público alvo se deu por pacientes que aguardavam atendimento dos profissionais da Unidade. A ação consistiu na montagem de uma árvore (intitulada como árvore da saudade fazendo referência ao dia e ao local em que o PSF fica situado). Metaforicamente, o que fez a árvore florescer foram os relatos dos pacientes sobre o que eles sentem saudade. **RESULTADOS:** Total de 14 participantes sendo que 4 pessoas citaram mais de uma saudade. Totalizando 18 respostas. Essas respostas foram dividias em 3 categorias. Onde 67% dos participantes sentem saudade de pessoas, 22% de um período da vida e 11% de sensações. A segunda etapa da dinâmica se deu em uma roda de conversa sobre como era trabalhado esses sentimentos, a partir da ressignificação de sentimentos negativos para positivos. **CONCLUSÃO: ** A condução foi divertida e acolhedora. Mostrando uma participação maior do que nas atividades formais. Por este motivo foi considerada uma prática inovadora por ser geradora de bem-estar  para todos os envolvidos, favorecendo o vínculo e a integralidade da assistência. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Acredita-se que esse tipo de intervenção possa favorecer o processo de aprendizado dos acadêmicos, os princípios do SUS sejam abordados e a consulta de enfermagem possa se ampliar de forma concreta e dinâmica a partir das respostas humanas dos pacientes.


Referências:
BISPO JUNIOR, José Patrício; MOREIRA, Diane Costa. Cuidado colaborativo entre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e as equipes apoiadas. Physis, Rio de Janeiro , v. 28, n. 3, e280310, 2018 . Acessado em 03 Mar. 2019 MIRANDA, Lilian; SILVA, Luciana Janeiro; SOUZA, Yasmim Furtado de. ENTRE AUSÊNCIA DE DOENÇA E CUIDADO POSSÍVEL: A SAÚDE SEGUNDO USUÁRIAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 17, n. 1, e0017404, 2019 . Acessado em 03 Mar. 2019 PERES, Cássia Regina Fernandes Biffe et al . Um olhar dialético para as mudanças curriculares na formação do enfermeiro. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 52, e03397, 2018 . acessado em 21 Fev. 2019. PIMENTEL, Adriana de Freitas; BARBOSA, Ruth Machado; CHAGAS, Marly. A musicoterapia na sala de espera de uma unidade básica de saúde: assistência, autonomia e protagonismo. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 15, n. 38, p. 741-754, Sept. 2011 . Acessado em 14 de Abr. 2019. AMBENEDETTI, Gustavo. Sala de espera como estratégia de educação em saúde no campo da atenção às doenças sexualmente transmissíveis. Saude soc., São Paulo , v. 21, n. 4, p. 1075-1086, Dec. 2012 . Acessado em 25 Mar. 2019.