7836136 | PESQUISA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM INSTITUIÇÕES PARA IDOSOS | Autores: Quesia Nayrane Ferreira|quesiaferreira20@gmail.com|enfermeiro|mestranda|enfermeira|escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais ; Natália de Cássia Horta|nataliahorta@pucminas.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta Iv|pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ; Ana Luiza Giacon da Silva|ana.luizagiaconsilva38@hotmail.com|enfermeiro|residente|residente|fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ; Samira Auxiliadora Pereira|auxper@yahoo.com.br|enfermeiro|mestre|docente|pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ; Marina Celly Martins Ribeiro de Souza|marinacelly.souza@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|docente|the College Of New Jersey, New Jersey- Usa |
Resumo: **Objetivo: **Analisar a prática do profissional enfermeiro no que se refere aos aspectos educativos e investigativos nas ILPI. **Métodos: **Pesquisa descritivo-exploratória, quantiqualitativa entre 2017-2019, por meio de mapeamento das ILPI de Belo Horizonte, seguido questionário aplicado aos enfermeiros. Utilizou-se de análise descritiva e do conteúdo. **Resultados: **Participaram 62 instituições, 86,6% privadas e 13,4% filantrópicas e 65 enfermeiros, 89,2% feminino e 10,8% masculino, com média de 38,1 anos de idade. Na dimensão educativa, as iniciativas foram relacionadas a treinamentos à equipe e ações a familiares e visitantes respondendo a demandas do cotidiano. Ações voltadas especificamente para os idosos quase não foram identificadas na prática do enfermeiro. A dimensão investigativa é esporádica sem menção na rotina de trabalho, sendo realizadas em função dos critérios de fiscalização da vigilância sanitária. Quando listadas apresentaram temáticas da família, gerenciais e dos cuidados aos idosos. **Considerações finais: **Práticas educativas e investigativas do enfermeiro no contexto da ILPI são identificadas nos seus fazeres, porém de forma incipiente, pouco sistematizada e com dificuldades de execução, principalmente na pesquisa. Recomenda-se a incorporação destas dimensões na atuação profissional, sendo a sistematização da assistência uma importante ferramenta neste contexto.
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