7817336 | RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CUIDADO COMPARTILHADO AO RECÉM-NASCIDO PELA ENFERMAGEM E FONOAUDIOLOGIA A PARTIR DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. | Autores: Léa Dias Pimentl Gomes Vasconcleos|leadias03@gmail.com|enfermeiro|mestre|professor|unifametro ; Francisca Raíta Severiano dos Santos|raitafonoaudiologia@gmail.com|fonoaudiologa|pos Graduanda|fonoaudiologa|escola de Formação Em Saúde da Família Visconde de Sabóia ; Edine Dias Pimentel Gomes|edinemc@hotmail.com|fonoaudiologa|doutoranda|fonoaudiologa|escola de Formação Em Saúde da Família Visconde de Sabóia ; Pamella Karoline Barbosa Sousa|paamella.karoline2@gmail.com|fonoaudiologa|pos Graduanda|fonoaudiologa|escola de Formação Em Saúde da Família Visconde de Sabóia ; Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras|kalla_veras@hotmail.com|enfermeiro|doutoranda|enfermeira|escola de Formação Em Saúde da Família Visconde de Sabóia |
Resumo: INTRODUÇÃO: Após o nascimento, identificar e atender as necessidades de recém
nascido visa à prevenção complicações. A informação a respeito do cuidado
ocorre através de orientações para mãe e familiares desde a gestação até a
puericultura. A atuação da enfermagem e fonoaudiologia neste período é
importante pois propicia o desenvolvimento saudável do recém-nascido (RN)
visto que promove adequada estimulação necessária para os primeiros mil dias
de vida. OBJETIVO: Descrever o cuidado compartilhado realizado por enfermeira
e fonoaudióloga residentes em saúde da família aos recém nascidos a partir do
grupo de educação em saúde. MÉTODOS: Relato de experiência sobre o cuidado
compartilhado aos recém nascidos,por ocasião do grupo de educação em saúde .
Foi realizado durante os meses de janeiro a março de 2019 no Centro de Saúde
da Família Terrenos Novos I, no Município de Sobral-Ce, com oito puérperas.
RESULTADO: Das puérperas, cinco participaram do grupo de educação em saúde,
facilitado pela enfermeira e fonoaudióloga sobre cuidados com o recém-nascido.
Após 15 dias do parto foi realizada a primeira interconsulta puerperal, onde a
enfermeira realiza o exame físico do RN, a fonoaudióloga avalia cavidade oral,
seguida das orientações junto com a enfermeira sobre saúde auditiva, higiene
oral, aleitamento materno, hábitos deletérios e planejamento familiar.
Observou-se em alguns momentos que as puérperas estavam realizando alguns
cuidados de forma inadequada, mostraram-se atentas e relataram dúvidas,
percebeu-se que através do exame clínico integrado as mães sentiram-se mais
seguras e amparadas, onde as profissionais demonstraram como realizar hábitos
diários de forma adequada. CONCLUSÃO: Os benefícios da atuação integrada está
relacionada à promover o desenvolvimento saudável do bebê. Portanto, as
orientações realizadas teve como objetivo a qualidade de vida do RN e reforçou
a importância da interdisciplinaridade entre profissionais potencializando o
compartilhamento de saberes e contribuindo ara que a enfermagem atue de
maneira interdisicplinar
Referências: Ministério da Saúde (Br). Secretaria de Assistência à Saúde.Coordenação de Saúde da Comunidade. [site de Internet] Saú-de da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencia. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1997; [citado em
12 mar 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf .
Befi, D. A inserção da fonoaudiologia na atenção primária à saúde. In: Befi, D. (Org.). Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise; 1997. cap.1, p. 15-35. |