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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7800484


7800484

ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS SOCIOPOÉTICOS COM ESCOLARES

Autores:
Aline Dias Gomes|alinedg4@gmail.com|enfermeira|mestranda do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense|enfermeira|universidade Federal Fluminense ; Claudia Mara de Melo Tavares||professora Titular da Universidade Federal Fluminense|pós-doutora Pela Usp-sp. Doutora Em Enfermagem. Mestra Em Educação|professora|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**Introdução:** Trata-se de um estudo que traz uma reflexão sobre as ações de promoção da saúde mental e emocional dos adolescentes adscritos a uma unidade básica de saúde do município de Niterói. **Justificativa: **Embora haja um programa do Ministério da Saúde específico para esta clientela, não há ações dessa natureza na unidade de saúde que atuo. A maioria dos adolescentes procura uma unidade de saúde quando estão com um “problema”, seja uma infecção sexualmente transmissível (IST), gravidez, transtorno alimentar (obesidade) ou transtornos emocionais graves (depressão, tentativa de suicídio). Os adolescentes não percebem as unidades básicas de saúde como um dispositivo de promoção e acompanhamento de sua saúde mental e emocional. Os serviços de psicologia são escassos e não estão voltados para promoção da saúde emocional dos adolescentes. **Objetivo: **Desenvolver ações de promoção da saúde mental dos adolescentes na Atenção Básica. Acolher esse adolescente antes que ele busque a unidade de saúde por um agravo em sua saúde.** Método: **Estudo qualitativo com abordagem Sociopoética. Os dados serão coletados após aprovação no CEP. **Perspectivas: **Criar um protocolo de acolhimento e atendimento do adolescente na Atenção Básica visando a promoção de sua saúde mental, com ênfase na diminuição da ansiedade, a partir de rodas de conversa promovidas entre escolares e estudantes de enfermagem. **Conclusão: **Espero, com esse estudo, desenvolver uma nova maneira de abordar e acolher os adolescentes adscritos na unidade que trabalho.


Referências:
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