7769517 | EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM COEXISTÊNCIA DESAFIADORA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. | Autores: Livia Alencar Alves|livia.alencar.alves@gmail.com|enfermeira|mestranda da Universidade Federal Fluminense|assessora Técnica Social|centro Universitário de Barra Mansa ; Marcos Paulo Fonseca Corvino|corvino.m@gmail.com|médico|doutorado Em Saúde Pública Pela Universidade de São Paulo|docente Pela Universidade Federal Fluminense|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Alessandra Branco Vallegas|allebvallegas@gmail.com|enfermeira|mestranda Pela Universidade Federal Fluminense|gerente de Unidade Básica de Saúde|universidade Unigranrio |
Resumo: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM COEXISTÊNCIA DESAFIADORA:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
_Livia Alencar Alves_, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Alessandra Branco
Vallegas
**Introdução**: Trata-se de um estudo sobre a dificuldade enfrentada nas unidades de Atenção Primária a Saúde de implementar a Educação Permanente como um processo político-pedagógico para a qualificação do cuidado, associado a necessidade de formar profissionais com maior capacidade de análise e intervenção para a construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde. **Objetivos**: Identificar na literatura, de que forma a Educação Permanente vem sendo incorporada no cotidiano das unidades de Atenção Primária e fomentar as discussões a cerca da importância da Educação Permanente para qualificação do cuidado prestado pela Atenção Primária. **Metodologia**: Procedeu-se a Revisão Integrativa com o estabelecimento da hipótese, objetivos, além de critérios de inclusão e exclusão de artigos. Para seleção dos artigos foi realizado levantamento bibliográfico na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME), nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE, BDENF. **Resultados e discussões**: Foram selecionados 34 artigos para leitura na íntegra e posteriormente 15 artigos para discussão. Os estudos destacam a importância de ser um processo capaz de problematizar, refletir a realidade e propor mudanças. Dentre as estratégias as mais utilizadas foram Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ-AB, a realização de fóruns e de capacitações. A pesquisa identificou ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) pautadas em reuniões, treinamentos e capacitações pontuais. **Conclusão**: Frente as lacunas evidenciadas, há a necessidade de se trabalhar o conceito de educação permanente bem como sua aplicabilidade. Espera-se com este estudo ampliar as discussões sobre a importância da EPS para qualificação do cuidado na Atenção Primária.
Descritores: Cuidados Primários a Saúde, Educação Continuada, Atenção Primaria
a Saúde.
Eixo: Pesquisa para prática e para a consolidação da ciência de enfermagem
Referências: 1- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacto_saude_volume9.pdf. Acesso em: 13 de junho de 2018.
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