7748727 | REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DA PESQUISA AÇÃO PARTICIPATIVA EM SAÚDE | Autores: Jonathan Guedes da Silva|jhonnygueda@gmail.com|enfermagem|bolsista de Iniciação Científica (pibic-cnpq)|acadêmico|universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj) ; Sonia Acioli|soacioli@gmail.com|enfermagem|professora Associada do Departamento de Enfermagem Em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.|professora Permanente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Univ ; Juliana Roza Dias|jujuroza2014@gmail.com|enfermagem|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Uerj.|professora Substituta do Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.|universi ; Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa|nessa_aferreira@hotmail.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem|professora Assistente do Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (unirio)|unive ; Gláucia Bohusch|glauciabohusch@gmail.com|enfermagem|enfermeira de Família|mestre Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj) |
Resumo: Introdução: A Pesquisa Ação Participativa em Saúde (PAPS) apresenta-se como
uma metodologia qualitativa na produção coletiva do conhecimento e na
resolução de problemas, a partir dos saberes e práticas dos atores envolvidos.
Nas investigações em Enfermagem torna-se útil na problematização das práticas
de cuidados desenvolvidas pelos enfermeiros, a partir da transformação da
realidade local. Objetivo: Refletir acerca das limitações e potencialidades da
PAPS no estudo das práticas dos enfermeiros na Atenção Primária, a partir da
pesquisa realizada com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) no
município do Rio de Janeiro. Metodologia: Desenvolveu-se seis oficinas
utilizando-se estratégias participativas, tais como: roda de conversa, árvore
de problemas e construção de projetos de intervenção local, no período entre
2016 e 2018. Identificou-se problemas prioritários relativos à implementação
de ferramentas de gestão do cuidado e possibilidades de enfrentamento. A
pesquisa teve seus objetivos, planejamentos e desdobramentos definidos entre
enfermeiros participantes e pesquisadores. Pesquisa aprovada pelo Comitê de
Ética em pesquisa, número: 2.704.479. A análise temática foi desenvolvida para
a sistematização das estratégias desenvolvidas. RESULTADOS: Potencialidades: A
metodologia possui característica flexível, proporciona a construção de
espaços de troca de experiências, viabiliza a reflexão sobre os problemas
locais e fomenta a reconstrução de práticas a partir da atuação do enfermeiro
na ESF. Limitações: A metodologia por seu caráter flexível pressupõe idas e
vindas ao campo. Requer do pesquisador abertura para incluir, no processo de
investigação, os diversos olhares dos participantes. Esses elementos implicam
em tempos diferentes entre participantes e pesquisadores especialmente no caso
de pesquisas financiadas.
IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A reflexão sobre a PAPS destaca para as
investigações a possibilidade de desenvolver pesquisas participativas a partir
da realidade local. As potencialidades e limitações da PAPS sistematizadas
pelos autores contribuem para incentivar novas pesquisas e alertam para as
limitações que podem ocorrer durante a investigação.
Referências: - Acioli S, Kebian LVA, Faria MGA, Ferraccioli P, Correa VAF. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 637-42, 2014. Disponível em: &It; http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/12338/12288> Acesso em: 13 maio 2019.
- Spotz EN. Enfoques sobre educação e saúde. Participação Popular, Educação e Saúde, Teoria e Prática, p. 11-22, 1993
- Bourdieu P. Esboço de uma teoria da prática. In: Ortiz
R, organizador. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo:
Ática; 1994. p. 46-81. |