Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7748727


7748727

REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DA PESQUISA AÇÃO PARTICIPATIVA EM SAÚDE

Autores:
Jonathan Guedes da Silva|jhonnygueda@gmail.com|enfermagem|bolsista de Iniciação Científica (pibic-cnpq)|acadêmico|universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj) ; Sonia Acioli|soacioli@gmail.com|enfermagem|professora Associada do Departamento de Enfermagem Em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.|professora Permanente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Univ ; Juliana Roza Dias|jujuroza2014@gmail.com|enfermagem|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Uerj.|professora Substituta do Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.|universi ; Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa|nessa_aferreira@hotmail.com|enfermagem|doutora Em Enfermagem|professora Assistente do Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (unirio)|unive ; Gláucia Bohusch|glauciabohusch@gmail.com|enfermagem|enfermeira de Família|mestre Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro (uerj)

Resumo:
Introdução: A Pesquisa Ação Participativa em Saúde (PAPS) apresenta-se como uma metodologia qualitativa na produção coletiva do conhecimento e na resolução de problemas, a partir dos saberes e práticas dos atores envolvidos. Nas investigações em Enfermagem torna-se útil na problematização das práticas de cuidados desenvolvidas pelos enfermeiros, a partir da transformação da realidade local. Objetivo: Refletir acerca das limitações e potencialidades da PAPS no estudo das práticas dos enfermeiros na Atenção Primária, a partir da pesquisa realizada com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município do Rio de Janeiro. Metodologia: Desenvolveu-se seis oficinas utilizando-se estratégias participativas, tais como: roda de conversa, árvore de problemas e construção de projetos de intervenção local, no período entre 2016 e 2018. Identificou-se problemas prioritários relativos à implementação de ferramentas de gestão do cuidado e  possibilidades de enfrentamento. A pesquisa teve seus objetivos, planejamentos e desdobramentos definidos entre enfermeiros participantes e pesquisadores. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa, número: 2.704.479. A análise temática foi desenvolvida para a sistematização das estratégias desenvolvidas. RESULTADOS: Potencialidades: A metodologia possui característica flexível, proporciona a construção de espaços de troca de experiências, viabiliza a reflexão sobre os problemas locais e fomenta a reconstrução de práticas a partir da atuação do enfermeiro na ESF. Limitações: A metodologia por seu caráter flexível pressupõe idas e vindas ao campo. Requer do pesquisador abertura para incluir, no processo de investigação, os diversos olhares dos participantes. Esses elementos implicam em tempos diferentes entre participantes e pesquisadores especialmente no caso de pesquisas financiadas. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A reflexão sobre a PAPS destaca para as investigações a possibilidade de desenvolver pesquisas participativas a partir da realidade local. As potencialidades e limitações da PAPS sistematizadas pelos autores contribuem para incentivar novas pesquisas e alertam para as limitações que podem ocorrer durante a investigação.


Referências:
- Acioli S, Kebian LVA, Faria MGA, Ferraccioli P, Correa VAF. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 637-42, 2014. Disponível em: &It; http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/12338/12288> Acesso em: 13 maio 2019. - Spotz EN. Enfoques sobre educação e saúde. Participação Popular, Educação e Saúde, Teoria e Prática, p. 11-22, 1993 - Bourdieu P. Esboço de uma teoria da prática. In: Ortiz R, organizador. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática; 1994. p. 46-81.