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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7740009


7740009

AÇÕES E INTERAÇÕES DE ENFERMEIROS DOCENTES NA GESTÃO DO ENSINO

Autores:
Murilo Pedroso Alves|murilopedrosoalves@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|doutorando|universidade Federal de Santa Catarina ; Kamylla Santos da Cunha|kamyllascunha@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda|universidade Federal de Santa Catarina ; José Luís Guedes dos Santos|josenfermagem@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Federal de Santa Catarina ; Alacoque Lorenzini Erdmann|alacoque.erdmann@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Filosofia da Enfermagem|professora Titular|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução: **Frente as transformações da enfermagem nos mais diversos cenários de atuação da profissão, os enfermeiros docentes possuem múltiplas responsabilidades, principalmente às relativas ao ensino1. A gestão do ensino, apresenta-se como uma importante estratégia para lidar com as múltiplas responsabilidades do enfermeiro docente e consequentemente contribuir com a formação de recursos humanos altamente qualificados2,3. **Objetivo:** Compreender as ações e interações desenvolvidas por enfermeiros docentes na gestão do ensino. **Método: **Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), por meio de entrevistas abertas. Trata-se de um recorte da dissertação “Processo de Gestão do Ensino em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública” onde desvela o componente ação-interação do modelo paradigmático. Desenvolvido em um Departamento de Enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram coletados de abril a outubro de 2017. Obteve-se a saturação teórica com 18 participantes, distribuídos em dois grupos amostrais: Docentes e discentes. **Resultados: **Foi possível inferir, por meio da análise dos dados que os enfermeiros docentes não se sentem preparados para executar as atividades de gestão do ensino, sobretudo porque não possuem formação específica. No entanto, desenvolvem seus conhecimentos e habilidades acerca da gestão do ensino no exercício da docência, por meio das relações e interações com os pares, discentes e instâncias administrativas com a finalidade de promover a gestão participativa como estratégia para desenvolver a gestão do ensino em enfermagem. **Conclusão: **As atividades desenvolvidas pelos enfermeiros docentes, requer conhecimentos e habilidades múltiplas, e justamente por conta dessa multiplicidade que estes profissionais também devem possuir conhecimento e habilidades para a gestão do ensino. **Contribuições para Enfermagem:** A gestão do ensino quando desenvolvida, repercute diretamente na qualidade da formação discente, no desenvolvimento da enfermagem e consequentemente da sociedade.


Referências:
1. Fonseca JPS, Fernandes CH. The nurse teacher in higher education: performance and professional training. Série-Estudos. 2017; 22(45):43-58. DOI: : http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i45.1027. 2. Duarte CG, Lunardi VL, Barlem ELD. Satisfação e sofrimento no trabalho do enfermeiro docente: uma revisão integrativa. REME rev. min. enferm. 2015; 20:e939. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20160009. 3. Cunha KSda, Erdmann AL, Kahl C, Lazzari DD, Alves MP, Klock P. Condições que levam docentes enfermeiros a assumir cargos de gestão universitária. REME rev. min. enferm. 2018; 22:e-1126. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20180049.