7732224 | O USO DO ARCO DE MAGUEREZ NA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE
ENFERMAGEM NA MATERNIDADE. | Autores: Érica Brandão de Moraes|enfermeira_erica@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|professor Adjunto|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Gabriela Lima dos Santos|gabillidsa@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|estudante de Graduação|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Deise Ferreira de Souza|dfsnit@hotmail.com|enfermeiro|doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; Geilsa Soraia Cavalcanti|geilsavalente@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|professor|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Uff ; André Guayanaz Lauriano|andreguayanaz@gmail.com|enfermeiro|especialista|coordenador de Enfermagem da Maternidade|hospital Universitário Antônio Pedro |
Resumo: **Objetivo:** Propor instrumentos para organização do processo de enfermagem no setor maternidade, utilizando o modelo do Arco de Charles Maguerez. **Método: **Utilizou-se o método do Arco de Charles Maguerez para elaboração do trabalho final do ensino teórico-prático (ETP) da disciplina de Gerenciamento da Assistência em Rede Hospitalar do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF. Para aplicar essa estratégia que parte da problematização, o aluno constrói, a partir de sua experiência no campo de ETP, seguindo os passos definidos: observação da realidade (levantamento do problema); pontos chaves; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade (prática). **Resultados:** A aluna, a partir de uma necessidade por ela identificada, propôs organizar o processo de enfermagem (PE) na maternidade. Para tanto, os instrumentos foram construídos com aquiescência e participação do enfermeiro-preceptor do setor e apresentados ao final do ETP às docentes da disciplina. O primeiro instrumento compreendeu a etapa do histórico de enfermagem, contendo dados do parto, exame físico completo da puérpera e recém- nato (RN), além de conter espaço para registro da avaliação contínua de enfermagem. O segundo instrumento compreendeu o diagnóstico de enfermagem, características definidoras, propostas de intervenções e resultados, compondo as etapas de planejamento e implementação dos cuidados de enfermagem. O último instrumento contém uma avaliação das principais orientações realizadas na alta hospitalar da puérpera e RN, possibilitando a efetividade do cuidado pós-alta. **Conclusão:** O método de problematização com o uso do Arco de Charles Maguerez possibilitou que a aluna desenvolvesse o pensamento crítico sobre a realidade vivenciada durante o estágio de gerência e construção de proposta a ser implementada. **Contribuições:** Os trabalhos realizados durante o ETP são exequíveis e voltados para a realidade local, contribuindo para o fortalecimento do gerenciamento em enfermagem das unidades hospitalares que recebem os alunos de gerência.
Referências: OLIVEIRA, CM et al. Percepção da equipe de enfermagem sobre a implementação do processo de enfermagem em uma unidade de hospital universitário. Rev. Min. Enferm. V. 16, n. 2. Minas Gerais. 2012.
OLIVEIRA, MDC. Alta hospitalar segura: A importância das diretrizes assistenciais. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira (Albert Einstein). 2017. |