7601628 | DO FAZER AO COMPREENDER A PESQUISA CIENTÍFICA: REFLEXÕES SOBRE O APRENDIZADO DA INICIAÇÃO EM PESQUISA | Autores: Lara Carlete Cavalcante Muniz Pereira|laracarlete.lc@gmail.com|estudante|estudante|estudante|universidade Federal Fluminense ; Letícia Aparecida Marincolo Domenis|leticiamarincolo@gmail.com|enfermeira|mestranda|enfermeira do Centro de Atenção Especializada No Trauma do Esporte|universidade Federal Fluminense ; Juliane de Macedo Antunes|julianedemacedoantunes@hotmail.com|enfermeira|doutoranda|chefe da Clínica da Dor|universidade Federal Fluminense ; Maria Fernanda Muniz Ferrari|mfmferrari@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira da Clínica da Dor|universidade Federal Fluminense ; Donizete Vago Daher|donizete@predialnet.com.br|enfermeira|pós-doutora|professora Titular do Departamento Enfermagem Médico-cirúrgica|universidade Federal Fluminense |
Resumo: **Objetivo: **Relatar a experiência vivenciada por uma discente de um Curso de Graduação em Enfermagem como pesquisadora-bolsista do Programa Institucional Bolsa de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (PIBIC/UFF), no desenvolvimento de uma pesquisa sobre Consulta de Enfermagem frente a dor crônica. **Método: **Relato de experiência sobre as atividades de pesquisa efetivadas pela discente no período de agosto a dezembro de 2018, em uma instituição pública de saúde em referência Ortopédica no Rio de Janeiro. **Resultados:** Dentre as atividades nas quais fui inserida como pesquisadora iniciante destaco: reconhecimento e familiarização do espaço da pesquisa, conhecimento da equipe participante e dos pacientes selecionados para participar da mesma; treinamento para uso dos instrumentos de coleta de dados; aprofundamento de buscas de literatura nas bases de dados sobre o tema e participação na construção de artigo científico. Todos esses eventos são um desafio diário para alguém que estava se inserindo na pesquisa mostravam-se muito enriquecedores e significaram conquista de muitos e inovadores conhecimentos. O produto desse investimento também foi a participação em eventos científicos locais e nacionais apresentando dados da pesquisa. A participação ativa em um grupo de pesquisa com minha tutora representou uma estratégia de observação de como se constrói pesquisa na perspectiva colaborativa, espaço esse só acessado por muitos alunos só a partir da inserção em pós-graduação. **Conclusão:** A experiência foi significativa, possibilitando a criação de vínculos interpessoais e profissionais com impactos positivos no crescimento acadêmico. Esta experiência foi geradora de amadurecimento do pensamento do valor da pesquisa científica para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. **Implicações para enfermagem: **Evidencia-se que o contato do acadêmico com a pesquisa científica durante a formação em graduação é um diferencial, gerando impactos relevantes na futura carreira profissional.
Referências: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O CNPq. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.cnpq.br/view/- /journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352. Acessado em: 04 de maio 2019.
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Campolina A G, Bortoluzzo A B, Ferraz M B, Ciconeli R M. Validation of thhe Brazilian version of the generic six-dimensional short from quality of life questionnarie (SF-36 Brazil). Ciência and Saúde Coletiva, 2011; 16(7), 3103-3110.
Antunes J M, Daher D V, Ferrari M F M, Pereira L C C M, Faria M, Sveichtizer M C, Morete M, Izidoro C.Práticas de enfermagem ao paciente com dor crônica: revisão integrativa. Revista Acta Paulista Enfermagem. 2018; 31(6):681-687. |