Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7453162


7453162

MOOC AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM: ANÁLISE DA PRESENÇA DE ENSINO

Autores:
Cibele Duarte Parulla|cdparulla@gmail.com|enfermeira|mestra Em Enfermagem|doutoranda|ufrgs ; Daniel Magno Galdino||enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|ufrgs ; Ana Luísa Petersen Cogo||enfermagem|doutora Em Enfermagem|professora Associada|ufrgs

Resumo:
**Introdução: **Os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) possuem como características serem abertos, gratuitos e oferecidos a um grande número de participantes. No ano de 2016 foi lançado o MOOC “Avaliação de Enfermagem”, proposto por professores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para avaliação do curso foi utilizado o instrumento _Community of Inquiry _(CoI), que propõe a formação de uma comunidade de aprendizagem considerando três presenças: de ensino, social e cognitiva. O presente estudo tem por objetivo analisar a avaliação dos participantes do MOOC Avaliação de Enfermagem quanto a Presença de Ensino. **Metodologia:** Pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa. A população foi composta por 373 cursistas que participaram do MOOC no ano de 2018 e responderam ao questionário de avaliação online contendo dados de caracterização e o instrumento CoI. Os critérios de inclusão foram estar inscrito e ter participado de pelo menos um módulo do MOOC. Foram excluídos os participantes que não eram estudantes de graduação em Enfermagem ou enfermeiros. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (CAAE 56280516.7.0000.5347) e observou os aspectos éticos. **Resultados:** Para avaliação da Presença de Ensino o CoI possui treze questões avaliadas em escala _likert _variando de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). A média de avaliação da presença de ensino foi de 4,1 (**± **0,1), sendo que as questões referentes ao Planejamento e Organização obtiveram os melhores escores com média 4,3(**± **0,2). **Conclusão:** Os resultados obtidos refletem a qualidade do trabalho desenvolvido na concepção do curso, nos aspectos pedagógicos e de design instrucional. **Contribuições para a Enfermagem:** recomenda-se a produção e desenvolvimento de MOOCs com materiais atrativos para a construção de uma aprendizagem autônoma.


Referências:
Castañeda R, Garrison A, Haeberli P, Crump L, Zinsstag J, Ravel A, et al. First ´Global Flipped Classroom in One Health´: From MOOCs to research on real world challenges. One Health. 2018;5:37–39. Garrison DR, Anderson T, Archer W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. Internet High. Educ. 2000;2(2-3): 87-105.