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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7444191


7444191

CONSTRUÇÃO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO EM ENFERMAGEM: FATORES INDUTORES

Autores:
Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa|vanessa.correa@unirio.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Departamento de Enfermagem de Saúde Pública|unirio ; Isabela de Oliveira Bustamante||discente de Enfermagem|discente de Enfermagem|discente de Enfermagem|unirio ; Michaela Byron Correa dos Santos||discente de Enfermagem|discente de Enfermagem|discente de Enfermagem|unirio ; Renata Flavia Abreu da Silva||enfermeira|doutora Em Biociências|docente Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica|unirio

Resumo:
A Simulação Realística em Saúde (SRS) apresenta-se como uma ferramenta de metodologia ativa de ensino voltada à formação de profissionais críticos e reflexivos fundamentada no cotidiano dos serviços de saúde. Objetivo: Compreender o desenvolvimento da SRS como metodologia ativa em um Curso de Graduação em Enfermagem. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva através da observação participante no desenvolvimento de 07 cenários simulados em uma universidade federal, no período entre 2018 e 2019. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial para sistematização dos dados. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com parecer número 3.208.973. RESULTADOS: Construção da Categoria: “Fatores indutores da SRS”. As unidades temáticas indicaram: organização prévia do cenário, cenário impresso para os participantes, clareza na explicação do cenário, incentivo à participação discente, participação docente nos pontos de virada e participação docente no _debriefing_. Conclusão: Os fatores indutores para o desenvolvimento da SRS se relacionaram ao planejamento docente. Compreende-se que estes fatores são descritos como passos essenciais para o desenvolvimento da SRS. Indica-se a construção de um guia de cenário simulado para apoiar e fortalecer os docentes no planejamento da SRS e no seu desenvolvimento, pois a estruturação dos cenários deve ocorrer anteriormente ao desenvolvimento da simulação. Contribuições para a Enfermagem: A reflexão sobre os fatores indutores da SRS fomenta a qualificação da metodologia proposta e destaca o planejamento necessário para o seu desenvolvimento, o que desloca a ideia de uma encenação e alerta para a sistematização de situações reais, limitando-se aos dados que irão ajudar os discentes no momento da simulação realística. Desta forma, oportuniza uma prática de ensino-aprendizagem orientada para a participação ativa do discente em seu processo de aprender, a partir do cotidiano dos serviços de saúde.


Referências:
IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Emprego de simulações no ensino e na avaliação. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP, v. 48, n. 3, p. 233-240, mai/jun 2015. COGO, A. L. P.; LOPES, E. F. S.; PERDOMINI, F. R. I.; FLORES, G. E.; SANTOS, M. R. R. Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos. Rev Gaúcha Enferm. 2019; 40(esp): e20180175. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180175.