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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7414913


7414913

LABORATÓRIO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO REALÍSTICA: CONTRIBUINDO PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Autores:
Inez Silva de Almeida|inezalmeida2016@gmail.com|enfermeira|doutorado Em Enfermagem|professora Adjunta|uerj ; Felipe Kaezer dos Santos|prof.felipek@gmail.com|enfermeiro|doutorado Em Enfermagem|professor Assistente|uerj ; Eugênio Fuentes Pérez Júnior|eugenioperezjunior@gmail.com|enfermeiro|mestrado Em Enfermagem|professor Assistente|uerj ; Michellen Silva Sampaio Guilherme|michellenss@gmail.com|enfermeira|especialista Em Auditoria de Sistemas.|mestranda Em Enfermagem|uerj ; Amanda Franco Capulot|enfamandacapulot@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduação Em Enfermagem|estudante de Enfermagem|uerj

Resumo:
LABORATÓRIO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO REALÍSTICA: CONTRIBUINDO PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM Inez Silva de Almeida1 Felipe Kaezer dos Santos2 Eugênio Fuentes Pérez Júnior3 Michellen Silva Sampaio Guilherme4 Amanda Franco Capulot5 O laboratório de simulação de habilidades e realística em enfermagem tem como finalidade favorecer agregar conhecimentos através da aplicação de técnicas e procedimentos de enfermagem, para que o estudante de Enfermagem possa adquirir e desenvolver habilidades para o processo de cuidar. O ambiente do laboratório é um modelo para a realidade, no qual ocorrem execução de técnicas sob a supervisão de um professor, para posteriormente utilizar destas técnicas setor em que estiver estagiando. É um cenário no qual o estudante tem a chance de experimentar as práticas necessárias para sua formação. Questão orientadora: O que o enfermeiro tem produzido acerca da temática em tela. Objetivos: Descrever quais pesquisas o enfermeiro tem publicado sobre laboratório de habilidades e simulação realística e analisar estes estudos. Método: Trata-se de uma de revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis, em português. A busca foi realizada no período de abril e maio de 2019, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) Brasil. Foram utilizadas os descritores “laboratório”, “simulação” e “enfermagem”. Assim encontrou-se 45 artigos. Destes 9 eram textos repetidos, 8 não se referiam à enfermagem e 2 não havia texto completo. Conclusão: O estudo do referencial teórico e das vantagens da simulação realística como ferramenta de ensino- aprendizagem para o curso de enfermagem mostrou que a simulação é um método efetivo e inovador, que oferece melhores oportunidades ao estudante. Implicações para a enfermagem: O estímulo à produção apresenta-se como fundamental para a ciência da enfermagem. Descritores: Laboratório; Simulação; Enfermagem. Eixo: 4. Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem Área Temática: 2. Tecnologia em Saúde e Enfermagem ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________ 1. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Depto.de Fundamentos de Enfermagem da FENF/UERJ. E-mail: inezalmeida2016@gmail.com 2. Enfermeira. Doutor em Enfermagem. Professor Assistente do Depto.de Fundamentos de Enfermagem da FENF/UERJ. 3. Enfermeiro. Mestre em Professor do Depto de Enfermagem Médico Cirúrgica da FENF/UERJ 4. Enfermeira. Especialista em Auditoria de Sistemas. Mestranda em Enfermagem da FENF/UERJ 5. Acadêmica de Enfermagem. FENF/UERJ


Referências:
Shin S, Park JH, Kim JH. Effectiveness of patient simulation in nursing education: meta-analysis. Nurse Educ Today. 2015[citado em 2019 abril/maio];35(1). Disponível em: http://www.nurseeducationtoday.com/article/S0260-6917(14)00307-4/pdf Çelik Y, Ceylantekin Y, Kiliç İ. The evaluation of simulation market in nursing education and the determination of learning style of students. Int J Health Sci. 2017[citado em 2019 abril/maio];11(1). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5327665/