7384536 | ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Ruth Cardoso Rocha|ruthbioenf@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.|universidade Federal do Piauí ; Maria Augusta Rocha Bezerra|mariaaugusta@ufpi.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.|universidade Federal do Piau ; Brenda de Meneses Barbosa Martins|brenda_mbm04@hotmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral.|enfermeira Assistencial|universidade Federal do Piauí ; Janaine Cardoso Rocha|janainerocha2012@gmail.com|enfermeira|mestre Em Terapia Intensiva, Sobrati|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Piauí ; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes|benevina@ufpi.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-ufrj|docente do Curso de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.|universidade Federal do Rio de Jan |
Resumo: **Objetivo:** Identificar na literatura evidências científicas sobre como é realizado o ensino de segurança do paciente na Enfermagem. **Método:** Revisão integrativa da literatura, na qual utilizou-se descritores controlados “segurança do paciente” AND ensino OR educação AND enfermagem, selecionados através da estratégia PICo. A busca foi realizada nas bases de dados: LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, CINAHL, Web of Science e SCOPUS. Para elaboração adotou-se as etapas: identificação/formulação do problema; busca na literatura/realização da coleta de dados; avaliação dos dados; análise dos achados dos artigos incluídos na revisão e apresentação e interpretação dos resultados. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em periódicos que abordassem o ensino da segurança do paciente na Enfermagem, nos idiomas inglês, português ou espanhol. Foram excluídos: capítulos de livros, notícias, carta resposta, editoriais, teses de doutorado, dissertações de mestrado, relatórios técnicos, artigos de revisão, aqueles estudos em duplicidade e que não respondiam ao questionamento da pesquisa. Ressalta-se que não houve limitação quanto ao ano de publicação dos artigos. Após leitura exaustiva de cada publicação na íntegra, foram excluídas aquelas que não atendiam à questão desta revisão. **Resultados:** Foram selecionados 11 artigos publicados a partir de 2007, predominantemente nos Estados Unidos, descritivos e de intervenção, cuja estratégia para o ensino de segurança do paciente na Enfermagem mais utilizada foi a simulação e em uma pesquisa o método da aprendizagem baseada em problema. **Conclusão:** O ensino sobre segurança do paciente na Enfermagem tem sido realizado na maioria das vezes por meio de simulação, mas é pouco difundido no Brasil. Portanto, é fundamental a inclusão desta temática nas matrizes curriculares de Enfermagem desde o início do curso e uso de métodos e estratégias robustos de ensino.
Referências: 1. World Health Organization. Conceptual framework for the International Classification for Patient Safety: version 1.1. Geneva: World Health Organization; 2009.
2. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática [Internet]. Brasília: Anvisa; 2013 [citado 2018 mar. 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/3507912/Caderno+1+-+Assist%C3%AAncia+Segura+-+Uma+Reflex%C3%A3o+Te%C3%B3rica+Aplicada+%C3%A0+Pr%C3%A1tica/97881798-cea0-4974-9d9b-077528ea1573
3. Barros CG. Segurança do paciente como prioridade nas organizações hospitalares [Internet]. São Paulo; 2013 [citado 2018 mar. 25]. Disponível em: https://docplayer.com.br/4813865-Seguranca-do-paciente-como-prioridade-nas-organizacoes-hospitalares.html
4. Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [citado 2018 mar. 25]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf
5. Eberle CC, Silva APSSD. Compreensão de estudantes de enfermagem sobre a segurança do paciente. Rev Baiana Enferm. 2016; 30(4):1-9. DOI: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v30i4.21701
6. Capozzolo AA, Feuerwerker LCM. Mudanças na formação dos profissionais de saúde: alguns referenciais de partida do eixo Trabalho em Saúde. In: Capozzolo AA, Casetto SJ, Henz AO, organizadores. Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013. p. 35-58.
7. Baratto MAM, Pasa TS, Cervo AS, Dalmolin GDL, Pedro CMP, Magnago TSBDS. Cultura de segurança do paciente no cenário hospitalar: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [citado 2017 jul. 10]; 10(11):4126-36. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11457/13285
8. Bim LL, Bim FL, Silva AMB, Sousa AFL, Hermann PRS, Andrade D et al . Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Esc Anna Nery. 2017; 21(4):e20170127. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127
9. Duarte SCM, Stipp MAC, Silva MM, Oliveira FT. Adverse events and safety in nursing care. Rev Bras Enferm. 2015; 68(1):144-54. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680120p
10. Gonçalves LA, Andolhe R, Oliveira EM, Barbosa RL, Faro ACM, Galloti RMD, et al. Nursing allocation and adverse events/incidents in Intensive Care Units. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(n. esp):71-1. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000700011
11. Tobias GC, Bezerra ALQ, Paranaguá TTB, Silva AEBC. Cultura de segurança em hospital de ensino: fortalezas e fraquezas percebidas por enfermeiros. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [citado 2017 dez. 10]; 10(3):1063-70. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11059/12478
12. Lee NJ, Jang H, Park SY. Patient safety education and baccalaureate nursing students´ patient safety competency: A cross‐sectional study. Nurs Health Sci. 2016; 18(2):163-71. DOI: 10.1111/nhs.12237
13. Bohomol E, Freitas MAO, Cunha ICKO. Patient safety teaching in undergraduate health programs: reflections on knowledge and practice. Interface (Botucatu). 2016; 20(58):727-41. DOI: 10.1590/1807-57622015.0699
14. Cresswell K, Howe A, Steven A, Smith P, Ashcroft D, Fairhurst K, Sheikh A. Patient safety in healthcare preregistration educational curricula: multiple case study-based investigations of eight medicine, nursing, pharmacy and physiotherapy university courses. BMJ Qual Saf. 2013; 22(10):843-54. DOI: 10.1136/bmjqs-2013-001905
15. Whittemore R. Analysis of Integration in Nursing Science and Practice. Image J Nurs Scholarsh [Internet]. 2005[cited 2017 Dez 5]; 37(3):261-7. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1547-5069.2005.00045.x/abstract
16. Karino ME, Felli VE. Enfermagem baseada em evidências: Avanços e inovações em revisões sistemáticas. Cienc Cuid Saúde. 2012; 11:11-5. DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17048
17. Libâneo JC. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez; 2013.
18. Anastasíou LGC, Alves LP. Estratégias de ensinagem. In: Anastaslou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade - pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.5. ed. Joenville-SC: Unlville; 2009. Cap.3.
19. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincot; 2005.
20. Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, Mulrow C, Gøtzsche P, Ioannidis JPA, et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS Med. 2009; 6(7). DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.b2700
21. Cantrell MA, Mariani B, Meakim C. An innovative approach using clinical simulation to teach quality and safety principles to undergraduate nursing students. Nurs Educ Perspect. 2016; 37(4):236-8. DOI: 10.1097/01.NEP.0000000000000034
22. Maxwell KL, Wright VH. Evaluating the Effectiveness of Two Teaching Strategies to Improve Nursing Students’ Knowledge, Skills, and Attitudes About Quality Improvement and Patient Safety. Nurs Educ Perspect. 2016; 37(5):291-2. DOI: 10.1097/01.NEP.0000000000000043
23. Mansour M, Skull A, Parker M. Evaluation of World Health Organization Multi-Professional Patient Safety Curriculum Topics in Nursing Education: Pre-test, post-test, none-experimental study. J Prof Nurs. 2015; 31(5):432-9. DOI: 10.1016/j.profnurs.2015.03.002
24. Henneman EA, Cunningham H, Roche JP, Curnin M. E. Human patient simulation: teaching students to provide safe care. Nurse Educ. 2007; 32(5):212-7. DOI: 10.1097/01.NNE.0000289379.83512.fc
25. Von der Lancken S, Levenhagen K. Interprofessional teaching project with nursing and physical therapy students to promote caregiver and patient safety. J Nurs Educ. 2014; 53(12):704-9. DOI: 10.3928/01484834-20141118-14
26. Hewitt J, Tower M, Latimer S. An education intervention to improve nursing students´ understanding of medication safety. Nurse Educ Pract. 2015;15(1):17-21. DOI: 10.1016/j.nepr.2014.11.001
27. Steven A, Magnusson C, Smith P, Pearson PH. Patient safety in nursing education: contexts, tensions and feeling safe to learn. Nurse Educ Today. 2014; 34(2):277-84. DOI: 10.1016/j.nedt.2013.04.025
28. Latimer S, Hewitt J, Stanbrough R, McAndrew R. Reducing medication errors: Teaching strategies that increase nursing students´ awareness of medication errors and their prevention. Nurse Educ Today. 2017; 52:7-9. DOI: 10.1016/j.nedt.2017.02.004
29. Headrick LA, Barton AJ, Ogrinc G, Strang C, Aboumatar HJ, Aud M. et al. Results of an effort to integrate quality and safety into medical and nursing school curricula and foster joint learning. Health Aff. 2012; 31(12):2669-80. DOI: 10.1377/hlthaff.2011.0121
30. Jang H, Lee N. Patient safety competency and educational needs of nursing educators in South Korea. PLoS ONE. 2017; 12(9): e0183536. DOI: 10.1371/journal.pone.0183536
31. Debourgh GA, Prion SK. Patient safety manifesto: a professional imperative for prelicensure nursing education. J Prof Nurs. 2012; 28(2):110-8. DOI: 10.1016/j.profnurs.2011.05.001
32. Fawcett TJN, Rhynas SJ. Re-finding the ‘human side’of human factors in nursing: helping student nurses to combine person-centred care with the rigours of patient safety. Nurse Educ Today. 2014; 34(9):1238-41. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.01.008
33. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Federal de Enfermagem. Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil [Internet]. Fundação Osvaldo Cruz; 2015 [citado 2018 jan. 10]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/ |