7379860 | LEGILIDADE DE CARTILHA PARA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA DE PAIS E/OU CUIDADORES NO CONTROLE E MANEJO DA ASMA INFANTIL | Autores: Priscila Nogueira Cavalcante|piomore@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Cardiologia|preceptora da Uniateneu|unifor - Universidade de Fortaleza ; Kamila Ferreira Lima|limakamila@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|estudante|ufc- Universidade Federal do Ceará ; Rayanne Branco dos Santos Lima|rayannebranco@gmail.com|enfermeira|mestranda|estudante|ufc - Univesidade Federal do Ceará ; Flávia Ximenes Vasconcelos|flavia.xv@hotmail.com|enfermeira|mestranda|estudante|ufc - Universidade Federal do Ceará ; Lorena Pinheiro Barbosa|lopbarbosa@uol.com.br|enfermeira|doutora|professora|ufc- Universidade Federal do Ceará |
Resumo: **LEGILIDADE DE CARTILHA PARA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA DE PAIS E/OU CUIDADORES NO CONTROLE E MANEJO DA ASMA INFANTIL **
**Introdução:** A asma infantil, quando não controlada, é responsável por elevada carga socioeconômica. Entretanto, estratégias de educação em saúde mediadas por materiais educativos impressos com boa legibilidade, ou seja, fáceis de ler, podem auxiliar na educação de pais e/ou cuidadores, contribuindo com uma maior adesão ao tratamento, melhor controle e manejo da asma em crianças. **Objetivo:** Avaliar o índice de legibilidade em uma cartilha educativa para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma infantil. **Metodologia: **Estudo metodológico, composto por duas fases: construção da cartilha educativa “Você é capaz de controlar a asma da criança – vamos aprender juntos?” e aplicação do teste de legibilidade de Flesch. O teste foi aplicado em cada parágrafo e, posteriormente, na cartilha completa. Adotaram-se como referência os seguintes índices que faz uma relação com a escolaridade: 75-100: muito fácil, cinco anos de estudo; 50-74: fácil, 9 anos de estudo; 25-49: difícil, 16-18 anos de estudo; 0-24: muito difícil, textos acadêmicos. **Resultados:** Foram avaliadas 80 frases (100%). Destas, 65 (80,6%) foram consideradas como muito fáceis e 15 (19,4%), como fáceis. Na análise da cartilha completa, o teste revelou um índice de 86, classificando-a como muito fácil. Os parágrafos classificados como difíceis ou muito difíceis foram reescritos até que se tornassem fáceis ou muito fáceis de ler. **Conclusão**: O teste de legibilidade de Flesch permitiu a avaliação da cartilha, considerando-a um material educativo de fácil leitura e acessível a indivíduos com baixa escolaridade e/ou que não têm o hábito de ler. **Contribuições ou implicações para a enfermagem: **A cartilha poderá auxiliar nas atividades de educação em saúde realizadas pelo enfermeiro e outros profissionais de saúde, melhorando o controle e manejo da asma infantil.
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