7348513 | SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA AO SURDO: UMA ABORDAGEM TÁTIL | Autores: Elisabelle Martins Marrocos|elisabellemarrocos@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Christus - Unichristus ; Isadora Araujo Rodrigues|isadoraar@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Estudo Em Saúde Coletiva -grupesc do Centro Universitário Christus - Unichristus|centro Universitário Christus - Unichristus ; Pedro Luiz Pereira Sales|pedro_sales123@outlook.com|graduando Em Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Estudo Em Saúde Coletiva -grupesc do Centro Universitário Christus - Unichristus|centro Universitário Christus - Unichristus ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde|docente E Membro do Grupo de Estudo E Pesquisa Em Saúde Coletiva - Grupesc No Centro Universitário Christus - Unichristus|centro Universitário Christus - Unichris |
Resumo: **Introdução:** Na enfermagem a comunicação exerce papel de instrumento do cuidado, presente em diversas práticas de assistência, como potencial para subsidiar o cuidado integral e humanizado. A comunicação com o surdo especifica-se em gestual-visual, sendo a Libras sua linguagem materna. Visto a responsabilidade do enfermeiro assistir o paciente em seu contexto biopsicossocial, abordado a educação em saúde de maneira dinâmica, promovendo a saúde com segurança. **Objetivo:** Descrever o uso de ferramentas educacionais para promoção de qualidade de vida para o público surdo. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem no primeiro semestre de 2018, durante uma ação de saúde sobre qualidade de vida e alimentação saudável para alunos surdos de um Instituto Cearense de Educação para Surdos em Fortaleza/CE, sendo elaborado uma caixa surpresa tátil contendo alimentos, usada para uma dinâmica exploratória tátil. **Resultados: **A utilização da caixa surpresa proporcionou uma comunicação exitosa por facilitar o vínculo entre profissional-paciente. Ao abordar o paciente surdo, a caixa tátil permitiu desenvolver e acentuar a imaginação dos mesmos, permitindo expressarem seus conhecimentos e expressões faciais, permitindo a abordagem do tema de qualidade de vida de maneira horizontal, deixando-os interessados e motivando-os a interagir com os acadêmicos e demais alunos, inibindo a insegurança e timidez, possibilitando a promoção segura e eficaz, visto o entendimento dos mesmos ao toque e visualização do alimento sorteado, assim como sua importância. **Conclusão**: Uma educação em saúde aos surdos de forma dinâmica e ativa nos espaços escolares oferece condições para que os mesmos participem ativamente e obtenham o conhecimento científico, sendo estimulando ao autocuidado. **Implicações para a Enfermagem: **O vínculo profissional-paciente permitirá a promoção do atendimento seguro em todos os níveis de atenção, entendendo a comunicação como ferramenta essencial na boa prática de saúde.
Referências: 1. Oliveira Yanik Carla Araújo de, Celino Suely Deysny de Matos, Costa Gabriela Maria Cavalcanti. Comunicação como ferramenta essencial para assistência à saúde dos surdos. Physis [Internet]. 2015 Mar [cited 2019 May 15] ; 25( 1 ): 307-320. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000100307&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312015000100017.
2. Souza Maria Fernanda Neves Silveira de, Araújo Amanda Miranda Brito, Sandes Luiza Fernandes Fonseca, Freitas Daniel Antunes, Soares Wellington Danilo, Vianna Raquel Schwenck de Mello et al . Principais dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa de literatura. Rev. CEFAC [Internet]. 2017 June [cited 2019 May 15] ; 19( 3 ): 395-405. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000300395&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719317116.
3. 1. Solia Fabiana Scassiotti Fernandes; Silva Silvia Sidnéia da. Educação para saúde por meio de processos dialógicos e o autocuidado da pessoa surda. Ciênc. educ. [Internet] 2017 July [cited 2019 May 15] ;23 (3):677-689, Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300677&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170030 |