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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7324020


7324020

O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO MUNICÍPIO DE MONTE ALTO-SP: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Fátima Aparecida Carvalho de Andrade|fatima.candrade@yahoo.com.br|enfermeiro|graduação|aluno do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Tecnologia E Inovação Em Enfermagem|universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ; Mirelle Inácio Soares|mirelleenfermagem@gmail.com|enfermeiro|doutorado|professor Doutor|universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ; Adriana Mafra Brienza|adriana_cse@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|professor Doutor|universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ; Rosângela Andrade Aukar de Camargo|rcamargo@eerp.usp.br|enfermeiro|pós-doutorado|professor Doutor|universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Resumo:
Objetivos: Apresentar a experiência das pesquisadoras com a simulação realística para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Atenção Primária do município de Monte Alto- SP. Método: Trata-se de um relato de experiência, utilizando a simulação realística como metodologia de aprendizagem para enfermeiros da atenção primária, em que a mesma é considerada um método efetivo e inovador que amplia as relações entre a teoria e a prática do corpo discente em ambiente seguro, oferecendo melhores oportunidades de aprendizagem e treinamento, contribuindo para a formação profissional, estimulando a pró-atividade, integrando a teoria com a prática, permitindo desenvolver confiança, capacidade de resolução de problemas, controle de ansiedade e planejamento. Nesse contexto, foi elaborada e aplicada aos participantes uma estratégia operacional, tipo estudo de caso clínico, fundamentada em fatos ocorridos no cotidiano do processo de trabalho do enfermeiro para o desenvolvimento e/ou aprimoramento da Sistematização da Assistência de Enfermagem e da Educação Permanente em Saúde. Resultados: A simulação realística favoreceu um ambiente de interatividade e participativo entre os enfermeiros, oportunizando um pensamento crítico sobre as ações realizadas, buscando resolutividade e melhoria continua dos processos. A estratégia de aprendizagem proporcionou ao profissional enfermeiro empoderar- se de conhecimentos, habilidades e atitudes, ocasionando benefícios para usuário/família e comunidade, sendo capaz de realizar reflexão da ação social e crítica em relação a sua prática profissional. Conclusão: As realizações das ações por meio da simulação realística possibilitou ampliar a construção do conhecimento. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Deve contribuir para preencher lacunas acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem, fornecendo subsídios para o desenvolvimento do conhecimento teórico dos participantes por meio do método ativo de aprendizagem.


Referências:
AEBERSOLD, Michelle; TSCHANNEN, Dana; BATHISH, Melissa. Innovative simulation strategies in education. Nurs. res. pract., New York, v.5, p. 1-7, 2012. TEIXEIRA, Ilka N.D.O.; FELIX, Jorge V.C. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface Comun. Saúde Educ., v. 20, n. 1, p. 79-95, 2010. SANTOS, MATEUS C.; LEITE, MARIA CECÍLIA L.; HECK, RITA MARIA S. Recontextualização da simulação clínica em enfermagem baseada em Basil Bernstein: semiologia da prática pedagógica. Rev. gaúcha enferm. Porto Alegre, v. 31, n. 4, p. 746-752, 2010.