7122663 | EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E PET-SAÚDE: CAMINHOS PARA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA SAÚDE | Autores: Nahima Castelo de Albuquerque|nahiima@hotmail.com|enfermeira Associada|mestre|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Juliana Conceição Dias Garcez|juliana.garcez@famaz.edu.br|enfermeira Associada|mestre|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Larissa Cristina Machado de Barros||enfermeira Associada|especialista|professora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Adriana Letícia dos Santos Gorayeb||enfermeira Associada|mestre|reitora|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Ilma Pastana Ferreira||enfermeira Associada|doutora|professora|universidade do Estado do Pará |
Resumo: **Introdução: **A Educação Interprofissional (EIP) tem sido uma estratégia pedagógica em expansão para incentivar práticas de trabalho colaborativo entre diferentes profissões, sendo determinante para a qualidade dos serviços de saúde, bem como para a melhoria do ambiente de trabalho para os profissionais. Uma das iniciativas mais recentes para promover a EIP, foi a nova edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/Interprofissionalidade. **Objetivo: **Relatar a experiência da 1º oficina de Educação Interprofissional realizada a partir do PET-Saúde/Interprofissionalidade. **Método: **Trata-se de um relato de experiência sobre a oficina de EIP promovida pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia e Secretaria de Saúde do Município de Belém para estudantes, preceptores e tutores do PET-Saúde/Interprofissionalidade, no município de Belém-PA. **Resultados: **Participaram da oficina 75 convidados, incluindo estudantes, preceptores e tutores, com foco no alinhamento conceitual sobre EIP. No primeiro momento, os participantes foram divididos em cinco grupos tutorias para realização do TBL sobre EIP. Em seguida, os grupos construíram coletivamente os seus conceitos de Interprofissionalidade e compartilharam com os demais participantes e, por fim, os grupos discutiram as narrativas, construídas previamente, sobre as experiências interprofissionais que já haviam vivenciado. **Conclusão: **A oficina foi um importante disparador de reflexões sobre EIP e práticas colaborativas entre estudantes, profissionais da saúde e professores, valorizando as experiências prévias dos participantes e promovendo a aprendizagem compartilhada para o desenvolvimento das etapas seguintes do PET-Saúde/Interprofissionalidade**. Contribuições para a Enfermagem: **A EIP promove mudanças de práticas e ações no processo de trabalho de toda a equipe de saúde, nesse sentido, reflexões sobre práticas colaborativas por meio da integração entre ensino e serviço, ampliam a capacidade de mudança na formação profissional da Enfermagem e, consequentemente, qualificam o cuidado em saúde.
Referências: TOMPSEN Natália Noronha, MEIRELES Everson, PEDUZZI Marina, TOASSI Ramona Fernanda Ceriotti. Educação interprofissional na graduação em Odontologia: experiências curriculares e disponibilidade de estudantes. Rev. odontol. UNESP [Internet]. 2018 Oct; 47( 5 ): 309-320.
Costa Marcelo Viana da, Patrício Karina Pavão, Câmara Ana Maria Chagas Sette, Azevedo George Dantas, Batista Sylvia Helena Souza da Silva. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface (Botucatu) [Internet]. 2015;19 ( Suppl 1): 709-720.
Peduzzi Marina, Norman Ian James, Germani Ana Claudia Camargo Gonçalves, Silva Jaqueline Alcântara Marcelino da, Souza Geisa Colebrusco de. Interprofessional education: training for healthcare professionals for teamwork focusing on users. Rev. esc. enferm. USP. 2013; 47(4): 977-983. |