7118433 | DIÁLOGO COLABORATIVO COM VISTAS A AVALIAÇÃO COLETIVA DA VISITA DOMICILIÁRIA | Autores: Andressa Ambrosino Pinto|andressaambrosino@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Educação Profissional Em Saúde|docente|ufrj - Macaé ; Donizete Vago Daher|donizete@predialnet.com.br|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva|docente|eeaac / Uff ; Hércules Rigoni Bossato|herculesbossato@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|docente|ufrj - Macaé ; Eleinne Felix Amim|eleinnefa@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde|estudante|eeaac / Uff ; Marcelle Loureiro Terra|marcelleloureiro@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Educação Profissional|técnico Administrativo Em Educação|ufrj - Macaé |
Resumo: DIÁLOGO COLABORATIVO COM VISTAS A AVALIAÇÃO COLETIVA DA VISITA DOMICILIÁRIA
_Andressa Ambrosino Pinto_1
Donizete Vago Daher2
Hércules Rigoni Bossato3
Elennie Félix Amim4
Marcelle Loureiro Terra5
Objetivos: Apreender a percepção de alunos de enfermagem sobre as visitas
domiciliárias (VD). Método: Em dezembro de 2018 foi utilizado uma metodologia
ativa, denominada World Café, com 20 alunos que realizavam a disciplina
Cuidados VI, no oitavo período do Curso de Enfermagem da UFRJ – Macaé. Buscou-
se a partir de um processo criativo, instituir uma rede viva de diálogo, onde
as ideias de todos fossem aproveitadas para responder aos questionamentos
propostos¹,². Resultados: A partir perguntas-chave, foram formados quatro
subgrupos, e por meio de suas vivências na disciplina, apresentaram como
respostas sobre a VD: palavras, frases e desenhos. Perguntas disparadoras:
1-Qual a sua percepção sobre a VD? O predomínio em forma de desenhos de elos
entre a saúde da família e usuários e famílias, retrata o vínculo. O vínculo é
constitutivo para se realizar uma VD; 2-Quais ações educativas e assistenciais
foram desenvolvidas na VD? Ações pedagógicas: folder, jogo lúdico,
compartilhamento de saberes; ações assistenciais: tecnologia assistiva, exame
físico, troca de curativo, registro no prontuário, diagnóstico situacional;
3-Quais as contribuições dos profissionais e do aluno nas VDs? Representaram
em forma de mandala os dizeres: integração, observação compartilhamento de
olhares; 4-Quais as potencialidades e os desafios para a realização de VDs?
Potencialidades: equidade, criação de vínculo, promoção à saúde,
multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, mobilidade, recursos físicos e
materiais. Conclusão: Promover avaliação da disciplina, por meio do World
Café, nos fez angariar representações individuais e coletivas de alunos sobre
os aprendizados nas VDs, buscando nessa atividade abranger um cuidado integral
e humanizado. Contribuições para a enfermagem: Realizar e avaliar as VDs, por
meio de metodologia ativa, nos fez compreender que a disciplina atingiu seu
objetivo, ao exercitar a práxis da VD, para além de uma prática pontual, mas
vivencial e humana.
Referências: BENITO, A.; et al. The world café. A dinâmica do world café. Universidade de São Paulo - USP. 201?. Disponível em:< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3116723/mod_resource/content/1/world-cafc3a9.pdf>. Acesso em: 01 novembro 2018.
THE WORLD CAFÉ. Café to go! (Café para a Viagem). Um guia simplificado para auxiliar os diálogos durante um world café. 2005. Disponível em:http://www.theworldcafe.com/wp-content/uploads/2015/07/World_Cafe_Para_Viagem.pdf. Acesso em: 02 novembro 2018. |