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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7118433


7118433

DIÁLOGO COLABORATIVO COM VISTAS A AVALIAÇÃO COLETIVA DA VISITA DOMICILIÁRIA

Autores:
Andressa Ambrosino Pinto|andressaambrosino@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Educação Profissional Em Saúde|docente|ufrj - Macaé ; Donizete Vago Daher|donizete@predialnet.com.br|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva|docente|eeaac / Uff ; Hércules Rigoni Bossato|herculesbossato@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|docente|ufrj - Macaé ; Eleinne Felix Amim|eleinnefa@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde|estudante|eeaac / Uff ; Marcelle Loureiro Terra|marcelleloureiro@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Educação Profissional|técnico Administrativo Em Educação|ufrj - Macaé

Resumo:
DIÁLOGO COLABORATIVO COM VISTAS A AVALIAÇÃO COLETIVA DA VISITA DOMICILIÁRIA _Andressa Ambrosino Pinto_1 Donizete Vago Daher2 Hércules Rigoni Bossato3 Elennie Félix Amim4 Marcelle Loureiro Terra5 Objetivos: Apreender a percepção de alunos de enfermagem sobre as visitas domiciliárias (VD). Método: Em dezembro de 2018 foi utilizado uma metodologia ativa, denominada World Café, com 20 alunos que realizavam a disciplina Cuidados VI, no oitavo período do Curso de Enfermagem da UFRJ – Macaé. Buscou- se a partir de um processo criativo, instituir uma rede viva de diálogo, onde as ideias de todos fossem aproveitadas para responder aos questionamentos propostos¹,². Resultados: A partir perguntas-chave, foram formados quatro subgrupos, e por meio de suas vivências na disciplina, apresentaram como respostas sobre a VD: palavras, frases e desenhos. Perguntas disparadoras: 1-Qual a sua percepção sobre a VD? O predomínio em forma de desenhos de elos entre a saúde da família e usuários e famílias, retrata o vínculo. O vínculo é constitutivo para se realizar uma VD; 2-Quais ações educativas e assistenciais foram desenvolvidas na VD? Ações pedagógicas: folder, jogo lúdico, compartilhamento de saberes; ações assistenciais: tecnologia assistiva, exame físico, troca de curativo, registro no prontuário, diagnóstico situacional; 3-Quais as contribuições dos profissionais e do aluno nas VDs? Representaram em forma de mandala os dizeres: integração, observação compartilhamento de olhares; 4-Quais as potencialidades e os desafios para a realização de VDs? Potencialidades: equidade, criação de vínculo, promoção à saúde, multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, mobilidade, recursos físicos e materiais. Conclusão: Promover avaliação da disciplina, por meio do World Café, nos fez angariar representações individuais e coletivas de alunos sobre os aprendizados nas VDs, buscando nessa atividade abranger um cuidado integral e humanizado. Contribuições para a enfermagem: Realizar e avaliar as VDs, por meio de metodologia ativa, nos fez compreender que a disciplina atingiu seu objetivo, ao exercitar a práxis da VD, para além de uma prática pontual, mas vivencial e humana.


Referências:
BENITO, A.; et al. The world café. A dinâmica do world café. Universidade de São Paulo - USP. 201?. Disponível em:< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3116723/mod_resource/content/1/world-cafc3a9.pdf>. Acesso em: 01 novembro 2018. THE WORLD CAFÉ. Café to go! (Café para a Viagem). Um guia simplificado para auxiliar os diálogos durante um world café. 2005. Disponível em:http://www.theworldcafe.com/wp-content/uploads/2015/07/World_Cafe_Para_Viagem.pdf. Acesso em: 02 novembro 2018.