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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 7117778


7117778

CRIAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM NEONATAL E PEDIÁTRICA (LAENP-UFRJ): RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Thamires da Silva Papera|thamipapera@gmail.com|enfermagem|graduação|estudante|ufrj ; Lia Leão Ciuffo|leaociuffo@yahoo.com.br|enfermagem|doutora|professora|ufrj ; Livya dos Santos Manso|mansolivya@gmail.com|enfermagem|graduação|estudante|ufrj ; Ana Letícia Monteiro Gomes|analeticiagomes88@gmail.com|enfermagem|doutora|professora|ufrj

Resumo:
**CRIAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM NEONATAL E PEDIÁTRICA (LAENP-UFRJ): RELATO DE EXPERIÊNCIA.** Autoras: _Thamires da Silva Papera_, Livya dos Santos Manso, Ana Letícia Monteiro Gomes e Lia Leão Ciuffo. **Introdução.** As ligas acadêmicas são entidades sem fins lucrativos criadas e organizadas por discentes, docentes e profissionais que apresentam interesses em comum, especialmente em áreas de especialidade do campo da saúde e tem como objetivo complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam os princípios de ensino, pesquisa e extensão. **Objetivo.** Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem na criação da LAENP, descrevendo os aspectos e as características da estrutura de organização. **Método.** Relato de experiência para analisar e descrever a vivência de implantar a primeira Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados do relato constituem a construção e implantação a partir da consulta bibliográfica por meio eletrônico nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, pelos termos “liga acadêmica” e “estatuto liga acadêmica”. **Resultados.** O processo de fundação da liga caracterizou-se, inicialmente, pela demonstração de interesse das fundadoras e aceitação das professoras para orientarem-nas na Liga, seguida pela reunião das fundadoras, planejamento e criação de um estatuto e este foi revisado pelas orientadoras e, após algumas modificações, aprovado e impressas 3 vias: uma via para Coordenação de Graduação, uma via à Direção de Graduação e outra via para as fundadoras. **Conclusão.** Considera-se que este tipo de movimento seja importante pois se propõe a atuar na atualização dos acadêmicos e incentivo à realização de pesquisas na área. **Contribuição.** Esta atitude visa fortalecer a classe estudantil e estabelecer parcerias através da troca e aquisição de conhecimentos que são primordiais para prestar uma assistência de qualidade em enfermagem. Descritores: Ensino, Neonatologia e Pediatria


Referências:
BRASIL. Resolução nº 3 de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF), 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf                   Acesso em: 17 mar. 2019. HOCKENBERRY, M. J..; WILSON, D. Wong: Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9. ed. Mosby, 2016. HOCKENBERRY, M. J.; WILSON, D. Wong: Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 8. ed.  Mosby, 2013. HORTA, W. de A. Conceito de Enfermagem. Rev. da Esc. Enfermagem da USP. São Paulo: Reeusp, v. 2, n. 2, 1968. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v2n2/0080-6234-reeusp-2-2-001.pdf . Acesso em: 17 mar. 2019. MARTINS, F. R. et al. Necessidades de qualificação do processo de trabalho da Enfermagem em UTI Pediátrica. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.13, N. 43, p. 322-328, 2019. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1524/226.       Acesso em: 17 mar. 2019.