7116934 | CONSTRUÇÃO DE VÍDEO E CARTILHA EDUCATIVA SOBRE APLICAÇÃO DE INSULINA PARA PACIENTES ADULTOS E CUIDADORES | Autores: Janaina Pereira da Silva|janaina.pereira.silva@usp.br|enfermeira|mestre Em Ciências Pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo|doutoranda Pelo Programa de Pós-graduação Em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação ; Leonardo Orlandin|leonardo.orlandin@usp.br|enfermeiro|mestrando Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.|mestrando|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universida ; Gerson Alves Pereira Júnior|gersonapj@gmail.com|médico|doutor Pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.|docente da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo.|faculdade de Medicina de Bauru da Universidade ; Alessandra Mazzo|amazzo@eerp.usp.br|enfermeira|livre-docente Pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.|docente da Faculdade de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo.|faculdade de Medicina de Bauru da Universidade D |
Resumo: **CONSTRUÇÃO DE VÍDEO E CARTILHA EDUCATIVA SOBRE APLICAÇÃO DE INSULINA PARA PACIENTES ADULTOS E CUIDADORES**
_Janaina Pereira da Silva_1, Leonardo Orlandin2, Gerson Alves Pereira Júnior3,
Alessandra Mazzo4
**Objetivo:** este estudo tem como objetivo descrever o processo de construção e validação de vídeo e de cartilha sobre aplicação de insulina, direcionado a educação de pacientes adultos e de cuidadores. **Método:** trata-se de um estudo metodológico, descritivo, realizado em três etapas: construção, validação e adequação. A validação foi realizada com _experts_, por meio de uma escala tipo _likert_, com os seguintes níveis de concordância: 04 = adequado, 03 = adequado com possibilidade de revisão, 02 = precisa ser reformulado e 01 = inadequado. O nível de concordância entre os _experts_ foi avaliado por meio do índice de validade do conteúdo, cujo cálculo se faz a partir do cálculo de número total de respostas 03 e 04 dividido pelo número total de respostas. **Resultados:** o material educativo foi construído contemplando os principais pontos críticos do processo de transporte, armazenamento, preparo e aplicação de aplicação de insulina. Os itens que obtiveram índice de validade de conteúdo < 0,8 na validação foram reformulados. A adequação do material produzido foi realizada de acordo com as sugestões dos _experts_ e culminou na produção de uma cartilha que pode ser acessada pelo _link_: e de dois vídeos, que podem ser acessados pelos _links_: , . **Conclusões:** o processo de aplicação de insulina é um ponto crítico no controle do diabetes mellitus, o estudo descreveu a construção, validação e readequação de materiais educativos. **Contribuições para enfermagem:** o estudo pode ser referência para outros pesquisadores que tenham como objetivo a construção de materiais educativos e para profissionais que buscam materiais para facilitar a interação com o paciente e qualificar o cuidado.
Referências: Spollett G, Edelman SV, Mehner P, Walter C, Penfornis A. Improvement of Insulin Injection Technique: examination of current issues and recommendations. Diabetes Educ. 2016; 42(4):379-94.
De Coninck C, Frid A, Gaspar R, Hicks D, Hirsch L, Kreugel G, et al. Results and analysis of the 2008-2009 Insulin Injection Technique Questionnaire survey. J Diabetes. 2010; 2(3):169-79.
Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de Instrumentos de medidas. Ciênc. Saúde Colet. 2011; 16(7):3061-68. |