7066895 | RASTREANDO ENSINO DE INVESTIGAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL E MÉXICO | Autores: Maria Alberta Garcia Jimenez|ajimenez@correo.xoc.uam.mx|profesor - Pesquisador|doctora do Ciências de Enfermagem|pesquisador|universidad Autonoma Metropolitana, México ; Teresa Tonini|ttonini@terra.com.br|profesor - Pesquisador|doctora de Salud Colectiva|pesquisador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Maria de Los Ángeles Torres Lagunas|ajimenez@correo.xoc.uam.mx|pesquisadora|doctora do Ciências de Enfermagem|pesquisador|universidad Nacional Autonoma de México ; Maria Elena Contreras Garfias|ajimenez@correo.xoc.uam.mx|profesor - Pesquisador|maestra En Informatica|pesquisador|universidad Autonoma Metropolitana, México ; Nébia Maria Almeida Figueiredo|nebia43@gmail.com|profesor - Pesquisador|doctora En Enfermería|pesquisador|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Trata do ensino da pesquisa no currículo de administração em enfermagem dos
cursos de graduação, envolvendo as escolas de Enfermagem das Universidades
Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Metropolitana do México (UAM).
O problema é o ENSINO de PESQUISA aplicado na área de administração, porque os
processos contidos no conteúdo geral do saber-fazer (trabalhar, cuidar e
pesquisar) são utilizados para detectar, intervir e avaliar problemas de
Enfermagem e seus clientes. Isso encaminha para uma ação articuladora entre as
disciplinas e a propositura de conteúdos em direção ao ensino de pesquisa.
Objetivos: Rastrear nos currículos das duas Escolas aproximação ou se
distanciamento dos conteúdos propostos que indiquem as exigências de
investigação na disciplina de administração. Discutir sobre os conteúdos de
aproximação e distanciamento entre as duas escolas, relacionados à
investigação. Metodologia: Estudo qualitativo, documental, análise de conteúdo
de Bardin. Os resultados mostram que o currículo da UNIRIO apresenta 70
unidades de análise, sendo 38,57% que envolvem gestão e administração; 18,57%
unidades para saúde; 35,71% unidades para ensino e prática e 7,14% unidades
relacionadas à investigação. No currículo mexicano, houve 37 unidades de
análise, distribuídas em 24,32% em administração; 29,72% unidades envolvendo
saúde; 24,32% unidades sobre ensino e prática e 21,62% unidades a outros
temas. Concluí-se que há aproximação em extensos conteúdos sobre teorias da
administração e distanciamento em relação às disciplinas, ementas e objetivos,
principalmente no Brasil. Resultados: Conteúdo sobre pesquisa está incorporado
no ensino da escola brasileira e ambas investem na formação sobre
administração e gestão dos alunos de graduação. Acreditamos ser singular para
docentes que no sentido de imprimir nos alunos a prática científica que
impulsiona o processo de ação-reflexão-ação no saber-fazer e,
consequentemente, fortalece Enfermagem como ciência.
Referências: Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. p. 123-68.
Santos JLG, Souza CSBN, Tourinho FSV, Sebold LF, Kempfer SS, Linch GFC. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2018 [citado 2019 Abr 13]; 27(2): e1980016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200500&lng=pt. Epub 03-Maio-2018.
Santos PR, Silva SV, Rigo DFH, Oliveira JLC, Tonini NS, Nicola AL. MANAGEMENT TEACHING AND ITS IMPLICATIONS TO NURSES FORMATION: A PROFESSORS PERSPECTIVES. Cienc Cuid Saude. [Internet]. 2017 2018 [citado 2019 Abr 13]; 16(1): v16i1.33381. Disponível em: http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21133 |