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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6940140


6940140

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE (NUPGES) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Autores:
Adicea de Souza Ferreira|adiceafer@gmail.com|enfermeira|mestranda do Mestrado Profissional do Ensino da Saúde-mpes-uff|enfermerira de Saúde da Família|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- Uff ; Ana Lúcia Abrahão da Silva|abrahaoana@gmail.com|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva|professora Titular|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- Uff ; Iris Amora de Castro E Silva|irisamorac@gmail.com|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- Uff ; Tayana da Costa Marques Messias|tay.marques05@gmail.com|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- U ; Amanda Ricardo Cabrera da Costa|amandaricardo@id.uff.br|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|estudante de Graduação do 8º Período de Enfermagem|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- U

Resumo:
Este estudo tem como objetivo propor  uma  reflexão a respeito das atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão em Trabalho em Saúde (NUPGES), em relação ao contexto da Educação Permanente (EP). A Educação Permanente é uma estratégia político-pedagógica que se incorpora ao Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores da saúde, a partir da implementação da Política, em 2013, fundamenta-se no aprendizado significativo no cotidiano dos profissionais. Ao propor que as ações com base na reflexão a partir do trabalho,  a EP possibilita transformação das práticas profissionais e propõe mudanças na própria organização do trabalho. As atividades do NUPGES, tem a EP como método nos encontros através de processos educativos ao promover e integração dos membros. Os temas geralmente são decorrentes de pesquisas e do cotidiano de trabalho, na Atenção Básica e no Hospital. A proposta se articula no contexto interdisciplinar onde alunos, professores e profissionais, discutem, compartilham a transformação acadêmica, vivências e a formação. As dificuldades e as realidades dos participantes do NUPGES, são associadas aos desejos de  mudanças por uma aplicação em saúde próxima da demanda da população. Os encontros do núcleo consideram os debates críticos, construções coletivas de conhecimentos, experiências e reflexões, onde se valorizam estranhamentos e  incômodos que por vezes surgem da aproximação com a realidade. Consideramos importante a ampliação de ações de Educação Permanente, como elemento pedagógico em grupos de estudo e pesquisa devido a potência que a problematização da prática possui para a transformação da realidade dos Profissionais de Saúde.


Referências:
1-BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 2018.