6850162 | Aplicativo digital para mediar a educação permanente do docente para o desenvolvimento do currículo integrado | Autores: Renata Campos de Sousa Borges|renatasousa88@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestre Em Ensino E Saúde Na Amazônia|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; Ilma Pastana Ferreira|ilma.m@oi.com.br|enfermeira Associada Aben|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; Daniele Lima dos Anjos Reis|anjo.daniele@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Ensino Em Saúde Na Amazônia – Uepa.|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; José Ronaldo Teixeira de Sousa Junior|ronaldosousajr@gmail.com|outros Profissionais Não Associado Aben|mestrando No Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Em Ensino Em Saúde – Educação Médica (esem) – Centro Universitário do Estado do Pará (cesup ; Leandro de Assis Santos da Costa|leandro.enfermeiro@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestrando No Programa de Pós-graduação Em Ensino Em Saúde Na Amazônia – Uepa.|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará |
Resumo: Entre os desafios do cenário da educação superior destaca-se a integração
ensino e serviços de saúde, subsidiada pelas diretrizes do currículo integrado
trazendo inovação no âmbito da educação, com a proposta de vincular teoria e
prática ao exercício real de uma profissão. **Objetivo:** analisar se, a
educação permanente do docente do Curso de Graduação em Enfermagem da
Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí- PA, atende as diretrizes do
Projeto Pedagógico de Curso (PPC), fundamentado pelo currículo integrado.
**Método:** pesquisa de dissertação qualitativa, exploratória e triangulação
de estratégias de coleta e análise com abordagem de estudo de caso. A coleta
de dados ocorreu em duas etapas com fontes documental e oral: Primeira etapa
coletou-se informações dos Currículos da Plataforma Lattes de 25 docentes do
Curso de Enfermagem. Segunda etapa entrevista semiestruturada com 20 docentes.
Aplicou-se a análise da estatística descritiva simples e conteúdo categorial
com abordagem hermenêutica-dialética apoiada nos referenciais teóricos de
Schon, Paulo Freire e Berbel. **Resultados:** A educação permanente do
docente, não atende ao desenvolvimento do currículo integrado. Destacam-se,
avanços na prática didática e pedagógica que favorece as diretrizes do
currículo integrado. Entretanto, balizam para o fortalecimento da educação
permanente efetiva, voltada para as demandas da instituição, ampliação do
acesso a pós-graduação _stricto senso_, consolidação da prática
interdisciplinar e principalmente a aplicabilidade da metodologia de ensino
da problematização norteada pelo Arco de Maguerez como subsídio às Atividades
Integradas de Saúde pois, além de recomendada no PPC, é também apontada na
literatura como uma das estratégias metodológicas para atender as diretrizes
práticas do currículo integrado.** Conclusão:** Em síntese, para amenizar a
problemática desenvolveu-se uma tecnologia digital aplicativo _software _para
android móvel, com a metodologia problematização através do Arco de Maguerez
para orientar a prática didática e pedagógica, considerando-se as
contribuições dos participantes e as demandas institucionais.
Referências: ROSA, R. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v.1, n. 1, p. 214-227, 2013. |