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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 6850162


6850162

Aplicativo digital para mediar a educação permanente do docente para o desenvolvimento do currículo integrado

Autores:
Renata Campos de Sousa Borges|renatasousa88@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestre Em Ensino E Saúde Na Amazônia|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; Ilma Pastana Ferreira|ilma.m@oi.com.br|enfermeira Associada Aben|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; Daniele Lima dos Anjos Reis|anjo.daniele@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Ensino Em Saúde Na Amazônia – Uepa.|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; José Ronaldo Teixeira de Sousa Junior|ronaldosousajr@gmail.com|outros Profissionais Não Associado Aben|mestrando No Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Em Ensino Em Saúde – Educação Médica (esem) – Centro Universitário do Estado do Pará (cesup ; Leandro de Assis Santos da Costa|leandro.enfermeiro@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestrando No Programa de Pós-graduação Em Ensino Em Saúde Na Amazônia – Uepa.|docente Ensino Superior|universidade do Estado do Pará

Resumo:
Entre os desafios do cenário da educação superior destaca-se a integração ensino e serviços de saúde, subsidiada pelas diretrizes do currículo integrado trazendo inovação no âmbito da educação, com a proposta de vincular teoria e prática ao exercício real de uma profissão. **Objetivo:** analisar se, a educação permanente do docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí- PA, atende as diretrizes do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), fundamentado pelo currículo integrado. **Método:** pesquisa de dissertação qualitativa, exploratória e triangulação de estratégias de coleta e análise com abordagem de estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em duas etapas com fontes documental e oral:  Primeira etapa coletou-se informações dos Currículos da Plataforma Lattes de 25 docentes do Curso de Enfermagem. Segunda etapa entrevista semiestruturada com 20 docentes. Aplicou-se a análise da estatística descritiva simples e conteúdo categorial com abordagem hermenêutica-dialética apoiada nos referenciais teóricos de Schon, Paulo Freire e Berbel. **Resultados:** A educação permanente do docente, não atende ao desenvolvimento do currículo integrado. Destacam-se, avanços na prática didática e pedagógica que favorece as diretrizes do currículo integrado. Entretanto, balizam para o fortalecimento da educação permanente efetiva, voltada para as demandas da instituição, ampliação do acesso a pós-graduação _stricto senso_, consolidação da prática interdisciplinar e principalmente a aplicabilidade  da metodologia de ensino da problematização norteada pelo Arco de Maguerez como subsídio às Atividades Integradas de Saúde pois, além de recomendada no PPC, é também apontada na literatura como uma das estratégias metodológicas para atender as diretrizes práticas do currículo integrado.** Conclusão:** Em síntese, para amenizar a problemática desenvolveu-se uma tecnologia digital aplicativo _software _para android móvel, com a metodologia problematização através do Arco de Maguerez para orientar a prática didática e pedagógica, considerando-se as contribuições dos participantes e as demandas institucionais.


Referências:
ROSA, R. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v.1, n. 1, p. 214-227, 2013.